Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tiro pela culatra

Trump anuncia intenção de sair de tratado nuclear

Por Thais Navarro
Atualizado em 4 jun 2024, 16h39 - Publicado em 26 out 2018, 07h00

Em 1987, o presidente Ronald Reagan, dos Estados Unidos, e o secretário-geral Mikhail Gorbachev, da então União Soviética, assinaram um acordo em que as duas nações se comprometiam a deixar de produzir, testar e possuir mísseis terrestres de alcance intermediário, entre 500 e 5 500 quilômetros. A decisão, que incluiu tanto ogivas normais como nucleares, foi um alívio para a Europa, que, durante a Guerra Fria, se viu frequentemente no raio de ação de projéteis soviéticos. No sábado 20, o presidente Donald Trump ameaçou tirar seu país do acordo, conhecido pela sigla INF (Forças Nucleares de Alcance Intermediário, em inglês). A razão é que os russos constan­temente violam o combinado. “Trump parece não gostar de nenhum pacto que tenha sido negociado antes de ele se tornar presidente. Ele prefere rasgá-lo e começar tudo de novo”, diz o cientista político Jeffrey Knopf, da Faculdade Middle­bury, na Califórnia.

Trump tem razão quando acusa os russos de não respeitar o acerto, mas a reação de Moscou pode ser inconvenientemente drástica. “A Rússia estará livre para construir tantos mísseis de alcance interme­diá­rio quanto quiser, e a culpa disso recairá sobre os EUA”, diz Matthew Bunn, da Universidade Harvard. O medo dos chefes de governo da União Europeia é que a atitude de Trump os coloque no meio de uma nova corrida armamentista.

Publicado em VEJA de 31 de outubro de 2018, edição nº 2606

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.