Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Três danos à saúde que uma eleição pode causar

Pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que aumento de ansiedade no período eleitoral está associado ao consumo de notícias sobre o pleito em redes sociais

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 16h42 - Publicado em 19 out 2018, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • – Depressão moderada
    Um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles feito com quarenta pessoas que disseram ter se sentido afetadas negativamente pelos resultados das eleições americanas de 2016 mostrou que 23% delas desenvolveram depressão moderada, caracterizada por sintomas como perda de apetite e crises de choro. Para chegarem ao diagnóstico, durante quatro meses os pesquisadores submeteram os pacientes a baterias de questionários semanais e em seguida a exames de ressonância magnética, que mediram a resposta cerebral dos analisados a estímulos relacionados a satisfação e recompensa, por exemplo.

    – Stress
    Uma pesquisa da Universidade de Michigan com oitenta jovens de 14 a 24 anos revelou que 86% deles sofreram sintomas de stress, como irritação e insônia, nas semanas que antecederam e nas que sucederam as eleições americanas de 2016. No caso das mulheres, 51% das entrevistadas afirmaram que os sintomas permaneceram até quatro meses após o pleito. Para os homens, esse porcentual foi de 32%. O aumento do nível de stress entre americanos fez com que psicólogos criassem uma denominação informal para a doença: “post-election stress disorder” (PESD), ou transtorno do stress pós-eleição.

    – Ansiedade

    Continua após a publicidade

    Também os níveis de ansiedade aumentaram entre os americanos no período eleitoral. Em estudo conduzido pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos, 33% dos 1 019 entrevistados relataram aumento na sensação de ansiedade e nervosismo no período eleitoral. A entidade relacionou esse aumento ao consumo instantâneo de notícias durante o pleito: 54% dos entrevistados que usam redes sociais mencionaram sintomas de ansiedade.

    Publicado em VEJA de 24 de outubro de 2018, edição nº 2605

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.