Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Vírus preservado

Técnica de congelamento flagra microrganismos sem danificar suas estruturas

Por Thaís Botelho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 out 2017, 06h00 - Publicado em 6 out 2017, 06h00

“Um método que levou a bioquímica a uma nova era”, resumiu a Academia Real Sueca de Ciências ao anunciar o Nobel de Química. Os três vencedores do prêmio — o suíço Jacques Dubochet, de 75 anos, da Universidade de Lausanne, o alemão Joachim Frank, de 77 anos, da Universidade Colúmbia, nos EUA, e o escocês Richard Henderson, de 72 anos, do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade de Cambridge — criaram, na década de 90, uma técnica que congela de maneira extremamente rápida vírus e bactérias. Chamada de microscopia crioeletrônica, ela possibilita análises laboratoriais sem que sejam alteradas as estruturas desses microrganismos durante a manipulação. Eles podem ser também congelados em pleno movimento, o que permite a visua­lização de forma tridimensional.

A microscopia eletrônica, com feixes de elétrons, põe em risco o material, danificando proteínas, DNA e RNA. Já a crioeletrônica foi usada, por exemplo, para estudar o vírus zika. Também contribuiu para o desenvolvimento de antibióticos — com ela, os pesquisadores identificaram o modo como a bactéria salmonela ataca as células e se torna resistente ao medicamento. É a química em íntimo casamento com a medicina.

Publicado em VEJA de 11 de outubro de 2017, edição nº 2551

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.