5 sinais de que você precisa de um detox digital
Movimento de se afastar das redes sociais tem ganhado mais adeptos

Durante a pandemia, quando o mundo virtual era a única possibilidade de se informar, se entreter e se comunicar com outras pessoas, a exaustão provocada pelas exposição constante às telas fez com que muitas pessoas buscassem o detox digital — uma maneira de ficar longe das telas e de tudo o que vem com elas. Agora, com a proibição dos celulares nas escolas, o termo entrou em voga novamente.
A realidade é que, embora cheia de benefícios informacionais e de comunicação, a internet costuma ser um ambiente tóxico para a maior parte das pessoas, seja pelo excesso de notícias, seja pela rotina lidando com bots e haters nas redes sociais. Lidar com isso — feliz ou infelizmente — faz parte da rotina, mas alguns sinais podem significar que dar um tempo das telas lhe faria bem.
1. Dificuldade de se desconectar em momentos de lazer
Mesmo que muitas pessoas percebam o mal causado pelas redes, a dependência digital tem se tornado uma condição cada vez mais comum. A necessidade de estar online o tempo todo pode ser um sinal claro de que esse adicção está se desenvolvendo — um importante sinal de alerta.
A principal consequência dessa dependência é a dificuldade em se desconectar das redes — checar email, rolar o feed das redes sociais, procurar mensagens novas em aplicativos — mesmo em momentos de lazer com amigos e familiares. Caso isso seja identificado, um detox digital pode ser uma boa maneira de voltar a se conectar com pessoas na vida real. Caso seja necessário, hoje existem profissionais especializados em lidar com esse problema, como o Ambulatório dos Transtornos do Impulso Pró-Amiti da Universidade de São Paulo e o Centro de Atenção a Saúde Mental da Universidade Federal de São Paulo.
2. Falta de concentração
A dependência em redes sociais também pode levar a uma dificuldade de se concentrar. Durante a leitura de um livro ou numa sessão de cinema, o impulso para checar se há uma notificação nova é constante.
Passar alguns dias desconectado pode ajudar a quebrar esse hábito, facilitando a dedicação de atenção ao momento.
3. Fomo
Um termo que ficou famoso entre usuários de diversas redes é o fear o missing out (Fomo), caracterizado pelo medo de não conseguir acompanhar todas as atualizações.
Essa pode se tornar uma condição séria, muitas vezes associada à dependência, e por isso, aos primeiros sinais de Fomo, um detox pode ser útil para entender que demorar um pouco para ler uma notícia ou saber sobre uma novidade dos amigos não vai fazer mal algum.
4. Cansaço constante
Embora as redes sociais costumem ser um local de distração, é comum que a quantidade infindável de estímulos e a exposição constante à luz das telas, afeita a inibir o hormônio do sono, levem à privação de sono e a sensação de cansaço constante.
Esses, é claro, também são sintomas de outros distúrbios de saúde, mas se você sente que o cansaço não te larga nem após uma noite de sono, largas as telas e focar em atividades analógicas pode ser uma boa estratégia de relaxamento. A persistência dos sintomas também é um sinal claro de que uma consulta médica é necessária.
5. Falta de criatividade
Além do cansaço, a exposição constante a um número tão grande de “conteúdos” pode levar a uma dificuldade em pensar espontaneamente em coisas não convencionais. Em crianças isso está muito associado à falta de tédio, um dos principais estímulos para que elas inventem coisas novas.
O detox digital também pode ajudar com isso. Ao se abster dessa dieta tão intensa de informações, indivíduo se vê, com muita frequência, em meio a um ócio que pode despertar criatividade.
Como fazer um detox digital?
Embora necessário, conseguir ficar afastado das redes pode ser um desafio e tanto. Para ajudar, o blog Vida Saudável, do Hospital Israelita Albert Einstein, reuniu algumas dicas que podem ser úteis:
- Estabelecer metas: após fazer uma análise dos aplicativos que mais tomam tempo, fazer metas para reduzir o tempo de utilização pode ajudar a começar. Objetivos pouco ambiciosos mas possíveis de serem realizados é o ideal para começar;
- Definir horários: definir um horário especifico do dia para checar as redes é uma ótima maneira de restringir o tempo de uso, primeiro passo para um detox;
- Tire o celular de perto: para quebrar o hábito, manter o dispositivo longe é a melhor maneira de evitar o ato quase involuntário de checar as notificações;
- Pratique novas atividades: substituir o uso do celular por atividades diferentes pode ser uma boa maneira de criar novos hábitos e abandoar o antigo.