Além do visual: alimentos “multissensoriais” são aposta da indústria para 2026
Relatórios de previsões para o mercado de alimentação aponta para produtos inovadores que brincam com texturas e camadas de sabores
Se em 2025 o mercado de alimentos e bebidas apostou em produtos “aesthetic“, ou seja, bonitos e fotogênicos, com potencial de destaque nas redes sociais, neste ano a tendência aponta para outra direção. De acordo com a Mintel, empresa de pesquisa de mercado, que acaba de divulgar seu relatório, 2026 Global Food and Drink Predictions, em que faz previsões para o ano que se inicia, as marcas usarão cada vez mais elementos sensoriais para atender às necessidades de grupos demográficos e estados emocionais específicos.
Isso significa que a indústria deve desenvolver produtos específicos para idosos, crianças, pessoas neurodivergentes e até usuários de medicamentos como Ozempic e Wegovy, que podem ter dificuldades em perceber diferentes texturas ou podem ter seu apetite reduzido. De acordo com a empresa de pesquisa, as inovações podem incluir refeições proteicas com textura macia para idosos, snacks coloridos desenvolvidos para atender às expectativas de sabor das crianças e alimentos indulgentes em pequenas porções que compensam o menor interesse em comer – um efeito do uso de medicamentos GLP-1.
Como parte dos dados que a Mintel usa para apoiar sua previsão, o aumento de buscas de palavras como “crocante” (ou “crunchy”, no relatório original) e “pegajoso“, no contexto de alimentos, vem crescendo de forma consistente nas redes sociais entre julho de 2023 e julho de 2025.
O Kerry Group, fornecedor de ingredientes e aromas para a indústria de alimentos, também aponta para a inovação focada na exploração dos sentidos dos consumidores. Em seu próprio relatório de tendências, indica que 2026 será marcado pelo “sabor maximalista“, descrevendo formulações multissensoriais e complexas que visam excitar e surpreender. De acordo com o Kerry Group, essa tendência está ligada a uma demanda mais ampla do consumidor por intensidade, criatividade e estímulo emocional. Combinações pouco comuns e sabores intensos devem se tornar a regra dos lançamentos do mercado neste ano.








