A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, 21, o ensaio clínico fase 3 de duas vacinas contra o coronavírus desenvolvidas pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech. Este é o terceiro estudo de vacina contra o novo coronavírus autorizado pela Anvisa no Brasil.
Os dois primeiros, da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a AstraZeneca e do imunizante desenvolvido pela empresa Sinovac Research & Development Co. Ltd., em parceria com o Instituto Butantan, já iniciaram a aplicação das doses.
ASSINE VEJA
Clique e AssineDe acordo com a Anvisa, o estudo da Pfizer prevê a inclusão de cerca de 29.000 voluntários, sendo 1.000 no Brasil, distribuídos nos estados de São Paulo e Bahia. As duas vacinas em estudo são baseadas na plataforma de mRNA, a mesma usada pela empresa americana Moderna.
Para esta autorização, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores, incluindo dados preliminares de estudos clínicos em andamento. “Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas”, escreveu a agência em comunicado.