Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Anvisa cancela registro de 1,2 mil pomadas capilares

Produtos não atendem normas e não podem ser comercializados; Rio teve casos de lesões oculares

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 dez 2023, 19h04 - Publicado em 29 dez 2023, 18h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira, 29, que fez o cancelamento do registro de 1.266 pomadas modeladoras, usadas para trançar os cabelos e fixar penteados, que não estavam de acordo com as normas de segurança estabelecidas pela agência. Com a resolução, publicada no Diário Oficial da União (DOU), os produtos não podem mais ser comercializados. A lista pode ser consultada aqui.

    A medida não tem relação com casos de lesões nos olhos relatados na cidade do Rio de Janeiro e, segundo a Anvisa, já estavam previstos por inconformidades, como ter a inscrição “pomada”, inclusive em outros idiomas, ou ter 20% ou mais de álcoois etoxilados na formulação, normas estabelecidas em setembro deste ano.

    As pomadas modeladoras têm sido monitoradas pela agência desde o fim do ano passado, quando foram relatados episódios de cegueira temporária após o uso do produto. Em fevereiro deste ano, a Anvisa proibiu a comercialização do cosmético. Em setembro e novembro, também por meio de resoluções, foram cancelados os registros de 1.741 pomadas.

    Queimaduras nos olhos por pomadas

    Nesta quarta-feira, 27, a Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro divulgou balanço sobre atendimentos na emergência oftalmológica do Hospital Souza Aguiar e informou que 250 pessoas buscaram a unidade nos dias 25 e 26 com queimaduras na córnea.

    As lesões podem ser causadas durante a retirada do produto no banho ou ao entrar no mar e na piscina. Entre os sintomas de queimaduras nas córneas, estão: dor, irritação e inchaço nos olhos, visão turva e cegueira temporária.

    Continua após a publicidade

    A Anvisa disse, em nota, que trabalha com os órgãos de saúde no estado do Rio de Janeiro para entender o ocorrido. “O objetivo é tomar as medidas necessárias para proteger a saúde pública e responder rapidamente aos riscos identificados.”

    A agência mantém uma página dedicada às pomadas modeladoras autorizadas e outra com orientações sobre o produto.

    Como evitar lesões causadas por pomadas modeladoras?

    Nesta sexta-feira, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) emitiu alerta sobre as pomadas com recomendações para a população para evitar eventos adversos e o que fazer em caso de problemas oculares.

    Continua após a publicidade

    Além de utilizar cosméticos autorizados pela Anvisa, a população deve evitar formulações com metilcloroisotiazolinona (MCI) e metilsotiazolinona (MI). De acordo com a entidade, esses conservantes contêm elementos tóxicos que podem causar alergias e queimaduras nos olhos e na pele, toxicidade pulmonar e neurotoxicidade.

    “Nos olhos, estes compostos químicos podem provocar blefarites (inflamações das pálpebras), conjuntivites (inflamação da conjuntiva) e ceratites (úlceras de córnea), bem como o grave comprometimento da visão”, disse, em nota.

    O produto não deve ser usado em regiões próximas aos olhos e é importante não deixar que a pomada escorra ao entrar em contato com suor e água.

    “Em casos de reações oculares adversas, deve-se lavar imediatamente a região afetada com soro fisiológico e procurar atendimento médico com urgência, de preferência com oftalmologista.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.