Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Brasil bate recorde e ultrapassa 2 milhões de casos de dengue

País também supera número de mortes, com mais de 600. Várias cidades e estados declaram estado de emergência e vacinação deve ser ampliada

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 12h13 - Publicado em 22 mar 2024, 11h19

O Brasil bateu o recorde e superou a marca de 2 milhões de casos de dengue nesta sexta-feira, 22, segundo o painel de monitoramento de casos de arboviroses do Ministério da Saúde. Em meio a uma epidemia da doença, foram contabilizados 2.010.896 casos, maior número registrado em casos da dengue em toda a série histórica, realizada desde 2000. O recorde anterior era de 2015, quando o país somou 1.688.688 casos em um ano.

Em mortes, já são 682, a maior parte registrada no Distrito Federal, onde 153 pessoas faleceram em menos de três meses. Outros 1.042 óbitos estão em investigação. No início de fevereiro, a pasta divulgou a estimativa de que o número de casos de dengue pode chegar a 4,2 milhões neste ano. 

Os altos índices fizeram dez estados brasileiros declararem situação de emergência pela dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.

A importância da vacinação

Na última quarta-feira, 20, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que as doses da vacina contra a dengue não aplicadas até o momento nos municípios que fazem parte da campanha de imunização da população de 10 a 14 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), serão redistribuídas para cidades que decretaram estado de emergência para a doença.

Continua após a publicidade

“Para atingir mais municípios, poderíamos ampliar a faixa etária, mas, pela questão de saúde pública, vamos ampliar os municípios”, disse. Até agora, 350 cidades publicaram decreto de emergência.

Mesmo com a ampliação da vacinação, a pasta alerta para a continuação de estratégias de enfrentamento das arboviroses, com a eliminação dos criadouros de mosquitos que se reproduzem em água parada como o Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Principalmente com o período das chuvas e das altas temperaturas, e diante do alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o aumento das arboviroses em razão das mudanças climáticas ocasionadas pelo El Niño, somadas ao cenário nacional de reaparecimento dos sorotipos DENV-3 e DENV-4.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.