Cientistas chineses descobrem novo tipo de coronavírus em morcego
Segundo o estudo, o vírus HKU5-CoV-2 tem potencial de infectar humanos

Cientistas chineses identificaram um novo coronavírus com potencial de infectar humanos, assim como o SARS-CoV-2, causador da Covid-19. O estudo, realizado pelo Instituto de Virologia de Wuhan e pelo Laboratório de Guangzhou, foi publicado na última terça-feira, 18, nas revistas Cell e Nature. A pesquisa descreve a descoberta do vírus em morcegos-anões, espécie encontrada na Europa, Ásia e Norte da África.
A equipe da virologista Shi Zhengli, que atuou no Instituto de Wuhan durante a pandemia de Covid-19, foi responsável pela identificação do novo vírus. Chamado HKU5-CoV-2, ele utiliza a enzima conversora de angiotensina 2 (ECA-2) para entrar nas células humanas, mecanismo semelhante ao do SARS-CoV-2. Essa enzima, presente principalmente nos pulmões, coração e intestino, funciona como uma “chave” que permite a infecção.
O HKU5-CoV-2 faz parte do subgênero Merbecovirus, um grupo dentro da família dos Betacoronavírus. Essa família inclui outros vírus que infectam mamíferos, como o SARS-CoV-2 e o MERS-CoV, causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
Embora ainda não tenha sido detectado em humanos, testes conduzidos pelo Laboratório de Guangzhou mostraram que ele pode infectar tecidos pulmonares e intestinais cultivados com células humanas. Os autores do estudo, no entanto, destacam que os riscos de disseminação precisam ser investigados.