Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Clínicas recebem nova vacina contra vírus da bronquiolite para gestantes e idosos

Imunizante da Pfizer, Abrysvo protege idosos e bebês ainda no ventre materno contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de bronquiolite e pneumonia

Por Ligia Moraes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 set 2024, 15h46 - Publicado em 23 set 2024, 15h42

A partir desta semana, clínicas e centros privados de vacinação do país começam a receber a vacina Abrysvo, desenvolvida pela Pfizer. O imunizante, inédito, protege os bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR) ainda no ventre materno.

O VSR é o principal causador de infecções respiratórias graves em crianças pequenas, como a bronquiolite, além de ser uma das principais causas de internação e morte em crianças com menos de 2 anos.

Vacinação para gestantes e idosos

A Abrysvo é indicada a gestantes e idosos a partir de 60 anos. As mulheres grávidas devem receber uma única dose entre as semanas 24 e 36 da gestação.

A diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro, destaca em nota que “quando a mãe recebe a vacina, os anticorpos produzidos por ela atravessam a placenta, fortalecendo o organismo do bebê, cujo sistema imunológico ainda está em desenvolvimento”.

A vacina, aprovada em abril deste ano pela Anvisa, foi solicitada para inclusão no Programa Nacional de Imunizações (PNI), o que está sob análise do Ministério da Saúde.

Continua após a publicidade

Para os idosos, a recomendação também é de uma dose única, dado que este grupo é mais suscetível a desdobramentos graves da infecção pelo VSR. “Essas complicações podem, inclusive, intensificar ou desestabilizar condições de saúde pré-existentes, como cardiopatias, pneumopatias, diabetes e nefropatias”, afirma a especialista.

Os resultados dos estudos clínicos mostraram que a vacina é eficaz: em crianças de até 3 meses, a Abrysvo previne 82% das formas graves de doenças respiratórias causadas pelo VSR, percentual que se mantém em 69% para bebês até 6 meses. Em idosos, a eficácia contra quadros graves do VSR chega a 85,7%.

Impacto do VSR no Brasil e importância da vacinação

Até agora, em 2023, o VSR tem se mostrado a causa mais frequente de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil, aparecendo em 41,6% dos diagnósticos positivos para vírus respiratórios. Para crianças menores de 2 anos, o VSR é responsável por até 40% das pneumonias e 75% dos casos de bronquiolite.

Continua após a publicidade

O vírus sincicial respiratório é altamente contagioso e se espalha por meio de gotículas de saliva ou secreções respiratórias.

Os sintomas iniciais incluem coriza e tosse leve, podendo evoluir para dificuldades respiratórias graves. Os bebês menores de 3 meses são os mais vulneráveis, e fatores como prematuridade e presença de irmãos mais velhos em casa aumentam o risco de hospitalização.

Diante da gravidade das infecções causadas pelo VSR, é fundamental que pais e responsáveis busquem informações sobre a vacina e discutam com os pediatras as melhores formas de proteção para os bebês. A vacinação é uma ferramenta essencial para prevenir complicações e garantir a saúde das crianças e dos idosos durante os períodos de maior circulação do vírus.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.