Congo: OMS aponta possível origem para doença misteriosa que causa mortes
Envenenamento de uma fonte de água em vilarejos afetados é uma possível causa apontada para surto que matou ao menos 60 pessoas

Após o reforço nas investigações sobre o misterioso surto de doenças que matou ao menos 60 pessoas na República Democrática do Congo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou uma possível causa para a onda de adoecimentos na província de Equateur: um evento de envenenamento por uma fonte de água dos vilarejos atingidos.
A suspeita que faz parte da apuração do adoecimento e mortes em massa foi apresentada em uma reunião realizada na última sexta-feira, 28, pelo diretor-executivo do Programa de Emergências Sanitárias da OMS, Mike Ryan.
“Com base na sintomatologia dos casos e das mortes, parece muito mais um tipo de evento tóxico. Há informações fornecidas pelas autoridades de que há um nível muito forte de suspeita de evento de envenenamento por uma fonte de água”, declarou.
Segundo Ryan, a apuração dos casos considerou testes laboratoriais que tiveram resultados negativos para infecções conhecidas na região, como ebola e o vírus Marburg, e o fato de que o surto levou a “um grupo de mortes incomuns em uma região geográfica e em um período de tempo muito limitados”. Homens jovens foram as principais vítimas.
As investigações da OMS e de autoridades de saúde locais continuam e novas análises laboratoriais serão realizadas em amostras que têm sido colhidas nas regiões atingidas pelos surtos. Mais de 80 agentes comunitários de saúde da entidade foram para a região para detectar e relatar os episódios.
Ryan explicou que há preocupação não só com o adoecimento repentino da população da região, mas com todo o grupo de doenças que afeta o país.
“Há muitas pessoas morrendo de malária e de outras doenças. É um conjunto significativo de mortes e doenças causadas por múltiplos agentes em uma população vulnerável. Claramente, parece que temos um tipo de evento por envenenamento e não vamos parar de investigar até saber a verdadeira causa. Estaremos vigilantes.”
Doença misteriosa
Os registros da doença misteriosa se concentram na província de Equateur e os episódios mais recentes foram notificados na localidade de Basankusu, que teve 158 casos e 58 mortes no início deste mês, além de outras 141 pessoas que adoeceram depois.
Segundo a entidade, três surtos foram detectados na região, um deles foi em janeiro e resultou em 12 casos e oito mortes em Bolamba. Nessas duas localidades, Basankusu e Bolamba, o aumento da vigilância de doenças levou ainda à identificação de 1.096 pessoas doentes e 60 mortes.
Vários sintomas foram mapeados pelas autoridades: febre, dor de cabeça, calafrios, suor, rigidez no pescoço, dores musculares, dores em várias articulações, coriza ou sangramento pelo nariz, tosse, vômito e diarreia.
Consumo de morcego
O surto começou a chamar atenção de autoridades de saúde após três crianças consumirem carne de morcego e morrerem 48 horas depois. Uma série de adoecimentos foi relatada e, como esses animais costumam abrigar diferentes tipo de vírus capazes de infectar seres humanos, o evento passou a ser investigado.
Análises laboratoriais iniciais apontaram que quase metade das amostras colhidas de pacientes deram positivo para malária, doença comum no país.