Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Conitec abre consulta pública para oferta de remédio para obesidade no SUS

População poderá participar do debate sobre inclusão de liraglutida 3 mg na rede pública; link estará aberto até 31 de maio

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 Maio 2023, 15h21 - Publicado em 12 Maio 2023, 13h01

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu consulta pública nesta sexta-feira, 12, para a inclusão da droga para obesidade liraglutida 3 mg na rede pública. O medicamento de nome comercial Saxenda, da farmacêutica Novo Nordisk, pacientes com obesidade e IMC (índice de massa corporal) acima de 35kg/m², pré-diabetes e alto risco de doença cardiovascular. A consulta poderá ser acessada até 31 de maio neste link.

O remédio faz parte de uma nova geração de fármacos para o tratamento de diabetes tipo 2 que atuam em receptores de hormônios produzidos pelos intestinos, responsáveis pela sensação de saciedade. Em ensaios clínicos, essas medicações demonstraram potencial para o emagrecimento de pessoas obesas e com sobrepeso e comorbidades.

“Considerando a sustentabilidade do sistema de saúde, a proposta (de submissão) delimitou o público-alvo às pessoas com IMC (índice de massa corporal) acima de 35, com pré-diabetes e alto risco de doença cardiovascular, para acesso gratuito ao medicamento via sistema público. O mesmo recorte populacional foi utilizado em outros processos semelhantes, como na incorporação do medicamento ao sistema de saúde britânico (NHS)”, informou, em nota, a Novo Nordisk. Segundo a empresa, além do Reino Unido, Holanda e Colômbia incorporaram o tratamento no sistema público de saúde.

A obesidade triplicou entre 1975 e 2021, chegando a 1 bilhão de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a incidência dobrou em dezessete anos. E os números vão continuar aumentando. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2023, a projeção para 2035 é de que 1 em cada 4 pessoas (quase 2 bilhões) conviverá com a doença e mais da metade da população mundial, cerca de 4 bilhões de pessoas, viverá com sobrepeso (IMC entre 25,0 e 29,9). No Brasil, 41% dos adultos brasileiros terão obesidade.

“Com esta submissão, queremos reforçar nosso propósito em ampliar o acesso da população, por meio do sistema público de saúde, a mais opções de tratamentos que sejam eficazes no combate a doenças crônicas, como a obesidade. É apenas um passo dentro de uma jornada, para a qual estamos abertos ao diálogo e ao fortalecimento de parcerias”, explica Isabella Wanderley, gerente geral e vice-presidente corporativa da Novo Nordisk no Brasil.

arte obesidade
(./.)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.