Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Coronavírus: Ministério da Saúde justifica divulgação de dados divergentes

Pasta atribuiu o problema a dados em duplicidade enviados pelas secretarias de Saúde

Por Da Redação Atualizado em 8 jun 2020, 15h11 - Publicado em 8 jun 2020, 14h02

Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, 8, uma nota justificando os dados incorretos publicados no boletim diário para monitoramento da Covid-19 na noite do domingo, 7.

ASSINE VEJA

Coronavírus: Ministério da Saúde justifica divulgação de dados divergentes
Os riscos da escalada de tensão política para a democracia Leia nesta edição: como a crise fragiliza as instituições, os exemplos dos países que começam a sair do isolamento e a batalha judicial da família Weintraub ()
Clique e Assine

De acordo com a pasta, a mudança ocorreu porque foram corrigidas “duplicações” de dados divulgados pelas Secretarias de Saúde. “Podem ser citadas a situação de Roraima, em que haviam sido publicados 762 óbitos e, após verificação do Ministério da Saúde, o número foi consolidado em 142. Outra situação corrigida foi em relação ao número de casos confirmados no Ceará, que passou de 62.303 para 64.271 após atualização”, diz o comunicado.

A pasta, no entanto, não explica de que natureza foram essas duplicações, nem como podem ter ocorrido e nem se é possível que erros como esses tenham ocorrido outras vezes.

O total de casos no país, de acordo com o Ministério da Saúde, é de 691.758 e de óbitos 36.455 ao longo da pandemia. O número de recuperados soma 283.952 pacientes e outros 371.351 estão em acompanhamento médico.

Continua após a publicidade

A pasta ainda diz que “vem aprimorando os meios para a divulgação da situação nacional de enfrentamento à Covid-19”. Para isso, deve lançar uma nova plataforma interativa ainda nesta semana, com o que foi chamado de “dados epidemiológicos e estatísticos fidedignos, com base em números reais e transparentes e atualização periódica”.

Problemas recorrentes

Desde quarta, 3, o Ministério da Saúde passou a dificultar o monitoramento dos novos registros de casos mortes pelo novo coronavírus em todo o Brasil. Após sucessivos atrasos (inicialmente, os dados eram publicados todos os dias às 19h, mas passaram à sair às 22h), o painel oficial sobre o avanço da doença (https://covid.saude.gov.br/) ficou fora do ar entre sexta e sábado e, quando retomado, estava totalmente descaracterizado. Faltavam dados sobre óbitos gerais, diagnósticos positivos em todo o período, gráficos que apontavam o avanço diário, entre outras informações relevantes.

Além desses contratempos, a pasta da Saúde na noite do domingo, 7, divulgou dados divergentes sobre diagnósticos e mortes. Inicialmente, a pasta havia informado que 1.382 mortes e 12.581 casos de Covid-19 haviam sido registrados em 24 horas. Mais tarde, porém, afirmou que o número de óbitos era 524 e o de novos diagnósticos positivos era 18.912 nas últimas 24 horas.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.