Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Coronavírus: Ministério da Saúde libera atendimentos por telemedicina

Decisão abrange atendimentos durante a pandemia do novo coronavírus

Por Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 mar 2020, 20h02 - Publicado em 23 mar 2020, 17h47

O Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, determinou em edição extraordinária do Diário Oficial da União o uso da telemedicina para atendimentos durante a pandemia de Covid-19. A utilização é permitida a partir desta segunda-feira, 23.

As ações de interação à distância incluem atendimento pré-clínico, assistencial, consultas, monitoramentos e diagnósticos. Estão liberados para fazer o uso as redes SUS, suplementar (planos e seguros de saúde) e privada.

ASSINE VEJA

A guerra ao coronavírus
A guerra ao coronavírus A vida na quarentena, o impacto da economia, o trabalho dos heróis da medicina: saiba tudo sobre a ameaça no Brasil e no mundo ()
Clique e Assine

A publicação informa que “o atendimento deverá ser efetuado diretamente entre médicos e pacientes, por meio de tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança e o sigilo das informações”. A atividade eletrônica têm função de “reduzir a propagação do Covid-19 e proteger as pessoas”.

Continua após a publicidade

O atendimento digital permitirá a emissão de atestados ou receitas médicas por meio eletrônico, desde que preencha uma série de pré-requisitos estipulados pelo Ministério da Saúde. Entre eles, dados do profissional de saúde e assinatura eletrônica.

LEIA TAMBÉM

+ Coronavírus e gripe: quais as diferenças e semelhanças?

Decisão anterior

Na quinta-feira, 19, o Conselho Federal de Medicina reconheceu a efetividade da telemedicina como caráter emergencial. No documento, foram reconhecidas três práticas: a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento; monitoramento a distância parâmetros de saúde ou doenças; e consultas, que permite a troca de informações e opiniões exclusivamente entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.