Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Coronavírus pode causar diabetes em pessoas saudáveis, diz estudo

Artigo da publicação científica 'New England Journal of Medicine' defende que há uma relação entre a Covid-19 e o aparecimento da doença

Por Da Redação Atualizado em 15 jun 2020, 18h33 - Publicado em 15 jun 2020, 18h24

Um estudo divulgado pela renomada publicação científica New England Journal of Medicine, dos Estados Unidos, sugere que o novo coronavírus pode deflagrar um quadro de diabetes em pacientes saudáveis e piorar a condição de quem tinha um quadro inicial da doença. Os pesquisadores acreditam que existe uma relação “bidimensional” entre a Covid-19 e a diabetes.

Isso pode acontecer pela forma que o vírus se liga ao corpo humano, através da enzima ECA-2 (enzima conversora da angiotensina 2), que funciona como a porta de entrada para as células. Ela está presente em grande quantidade nos principais órgãos e tecidos metabólicos responsáveis pela regulação da glicose – como pâncreas, rins, intestino delgado, fígado e tecido adiposo – e a suspeita é que a Covid-19 “pode complicar a fisiopatologia da diabetes pré-existente ou levar a novos mecanismos da doença”, diz o estudo.

ASSINE VEJA

Os desafios dos estados que começam a flexibilizar a quarentena
Os desafios dos estados que começam a flexibilizar a quarentena O início da reabertura em grandes cidades brasileiras, os embates dentro do Centrão e a corrida pela vacina contra o coronavírus. Leia nesta edição. ()
Clique e Assine

Vários estudos já haviam feito uma correlação entre a piora dos quadros da Covid-19 para pacientes com diabetes pré-existente. Os relatórios de óbitos em todo mundo mostram que quase cerca de um quarto das vítimas sofria da comorbidade. A nova pesquisa alega que as observações feitas dão suporte para a hipótese de um potencial efeito para o aparecimento da diabetes em pacientes com a Covid-19.

A busca agora é para entender melhor como esse processo acontece. Os pesquisadores têm algumas dúvidas, como qual tipo de diabetes aparece com mais frequência, ou se a Covid-19 altera a fisiopatologia da doença em pacientes que já tinham a comorbidade. As respostas para essas perguntas são necessárias para saber qual é o acompanhamento clínico ideal para cada caso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.