Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Coronavírus: taxa de transmissão no país cai mais da metade em 5 meses

Índice hoje está perto do ideal para o controle da pandemia; medidas de distanciamento social e de prevenção foram fundamentais para a queda

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 ago 2020, 18h49 - Publicado em 7 ago 2020, 18h14

A taxa de contágio do novo coronavírus no Brasil caiu de 3 nos primeiros meses da pandemia no país para 1,08 no início de agosto, segundo dados do último levantamento da Universidade Imperial College de Londres, no Reino Unido. O índice já vinha sendo reduzido constantemente, com 2,8 no final de abril e 1,01 em junho, o menor já alcançado pelo Brasil e próximo do nível de controle da pandemia.

O número, também chamado de Rt, indica para quantas pessoas cada infectado transmite o vírus. A taxa calculada nesta semana indica que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o coronavírus para outras 108, portanto. Embora tenha caído, o dado indica que a Covid-19 continua em crescimento no país, mas de forma lenta, segundo classificação da Imperial College.

LEIA TAMBÉM: Quais são os sintomas do coronavírus?

As razões para essa queda incluem a adoção de medidas de redução da circulação de pessoa, isolamento social, como fechamento de escolas e do comércio, e de prevenção, como uso de máscara, higiene das mãos e distância mínima de 2 metros entre as pessoas. Por outro lado, o relaxamento dessas medidas pode impactar no aumento dessa taxa. 

ASSINE VEJA

A nova Guerra Fria
A nova Guerra Fria Na edição desta semana: como a disputa entre Estados Unidos e China pode ser vantajosa para o Brasil. E mais: ‘Estou vivendo o inferno’, diz Marcelo Odebrecht ()
Clique e Assine

Para a epidemia ser considerada controlada, a taxa de transmissão precisa estar abaixo de 1. Ou seja, quando a média de pessoas contaminadas por um infectado está abaixo de uma, o que indica uma redução no ritmo de contágio. O índice foi atingido por alguns países da Europa, Ásia e África, de acordo a última versão do relatório semanal do Imperial College, que contém dados de 65 países com transmissão ativa do coronavírus.

Continua após a publicidade

A taxa brasileira é menor que a de países como Canadá (1,09), Colômbia (1,09), Peru (1,09), Índia (1,12), França (1,16), Argentina (1,16) e Austrália (1,28). Por outro lado, é superior ao da Alemanha (0,72), Suécia (0,55), Espanha (0,84), Portugal (0,85), Bélgica (0,93), Itália (0,94) e Chile (0,94).

Atualmente, o Brasil tem 2.912.442 casos e 99.572 mortos registrados pela doença. Nesta sexta-feira, 7, a média móvel de novas notificações da doença foi de 42.851 e a de novos óbitos de 1.013,9. A média móvel semanal é calculada a partir da soma do número de casos e mortes nos últimos sete dias, dividida por sete, número de dias do período contabilizado – o que permite uma melhor avaliação ao anular variações diárias no registro e envio de dados pelos órgãos públicos de saúde, problema que ocorre principalmente aos finais de semana.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.