Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Covid-19: Anvisa libera testes de vacina chinesa em quatro estados e no DF

São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná integrarão análises da fase três do fármaco para imunidade ao novo coronavírus

Por Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jul 2020, 16h00 - Publicado em 4 jul 2020, 15h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na noite de sexta-feira, 3, testes brasileiros com a vacina desenvolvida pela empresa Sinovac Biotech Co., Ltd, sediada na China. A autorização foi solicitada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e as análises devem ocorrer em diversas regiões brasileiras. 

    “A vacina (CoronaVac) adsorvida Covid-19 (inativada) será estudada com o objetivo de avaliar a sua segurança e eficácia na imunização ativa contra a doença causada pelo novo coronavírus”, diz um comunicado publicado pela Anvisa. No mesmo texto, a entidade aponta que realizou uma série de reuniões com equipes do Butantan e da Sinovac para alinhar requisitos técnicos para os testes.

    O medicamento em questão é feito a partir de cepas inativadas do novo coronavírus. A proposta prevê o teste de 9.000 pessoas no país, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal. O recrutamento dos voluntários é de responsabilidade dos centros regionais que conduzem a pesquisa. 

    A Anvisa ainda informou que realizou análises dos dados de etapas anteriores do desenvolvimento da vacina (em humanos saudáveis e animais). Após avaliar esses documentos, a entidade classificou o medicamento como seguro. “Esses estudos demonstraram segurança e imunogenicidade favoráveis com o esquema de duas doses da vacina”, descreve o informativo publicado pela agência. 

    A data de início dos testes caberá ao patrocinador dos estudos. Em São Paulo, já foi anunciado que há a previsão para começo dos trabalhos na próxima semana.

    Continua após a publicidade

    A parceria foi anunciada inicialmente em 11 de junho, pelo governador João Doria (PSDB). Até então, o desenvolvimento previa apenas a união de forças entre o Instituto Butantan e a Sinovac. Nesta semana, foi divulgado o aumento da força-tarefa para os outros estados citados pela Anvisa. Segundo o comunicado de Doria em 1º de julho, devem participar da análise doze centros de saúde brasileiros como os Hospitais das Clínicas de São Paulo e Ribeirão Preto, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a Universidade de Brasília, no Distrito Federal, entre outros.

    Outro teste para o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus no Brasil foi autorizado pela Anvisa em 2 de junho. Trata-se de um fármaco desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. De acordo com o Ministério da Saúde, os testes ocorrerão no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia. Em entrevista a VEJA no mês de junho, o presidente da AstaZeneca no Brasil, Fraser Hall, afirmou que o objetivo da organização é entregar a vacina ao país ainda neste ano.

    Corrida para o desenvolvimento

    Em todo o mundo, existem pelo menos 135 grupos trabalhando no desenvolvimento de vacinas para a Covid-19. Espera-se que alguma delas seja entregue no mercado até o fim de 2020. Neste prisma, é visto com otimismo anúncios de sucesso com testes em humanos, como fez a Pfizer nesta semana, ao atestar a produção de anticorpos neutralizantes no grupo de voluntários que entraram em contato com seu medicamento. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mais avançado dos medicamentos é o produzido pela Universidade de Oxford — e testado no Brasil.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.