Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Covid-19: com queda de 37% nas mortes, flexibilização em SP deve avançar

Capital ainda teve redução de 54,4% na média móvel de novos diagnósticos, taxa que também contribui para a chegada na fase verde

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 set 2020, 19h02 - Publicado em 7 set 2020, 19h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A capital paulista registrou nesta segunda-feira, 7, uma média móvel de novos óbitos por Covid-19 de 46,7, o que corresponde a uma queda de 36,9% em comparação com os 74 registrados há quatro semanas. No mesmo período, também houve redução de 54,4% na média móvel de novos diagnósticos: foram 1.425,3 casos nesta segunda-feira, 7, em comparação com 3.119,1, há um mês.

    A queda constante deixa a cidade de São Paulo cada vez mais próxima de avançar ainda mais na flexibilização da quarentena. Segundo estimativa do prefeito Bruno Covas, a expectativa é que a capital paulista passe para a penúltima fase do Plano SP na segunda quinzena de setembro. Na chamada fase verde, teatros e cinemas podem voltar a funcionar. A próxima atualização do Plano está programada para o dia 18 de setembro.

    O estado de São Paulo também parece finalmente ter conseguido sair do platô e chegar à queda na curva de novos óbitos por Covid-19. Nesta segunda-feira, 7, a média móvel de mortes no estado foi de 194,7, uma redução de 22,1% em comparação com o registrado no último mês, quando a média diária foi de 249,7. No mesmo período, o número de novos casos caiu 28,7%.

    O levantamento realizado por VEJA com as médias móveis considera os novos casos e mortes dos últimos sete dias somados e divididos por sete. Deste modo é possível neutralizar as subnotificações ocorridas ao longo do final de semana, quando algumas secretarias de saúde não conseguem manter o ritmo de notificação de registros da doença.

    Continua após a publicidade

    LEIA TAMBÉM: Os desafios da volta às aulas em meio à Covid-19

    Houve também redução nas internações pela doença. De acordo com dados do governo do estado de São Paulo, no último mês, a redução foi de 17%, saino de 1.714 para 1.418 novos pacientes hospitalizados diariamente. Essa é a quarta semana consecutivas com queda de mortes e internações provocados pelo novo coronavírus.

    Segundo dados da Secretária da Saúde do estado de São Paulo, na região Metropolitana, a queda em relação aos óbitos foi de 31% e 20% quanto à média diária de pacientes internados. No interior e na Baixada Santista, a média diária de novas mortes foi reduzida em 12% e da de internações em 14%.

    Nesta segunda-feira, 7, o estado de São Paulo confirmou 31.377 óbitos e 857.330 casos de infecção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Destas, 699.451 pessoas estão recuperadas, sendo que 95.056 foram internadas e tiveram alta hospitalar. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 52,8% na Grande São Paulo e 53,8% no estado.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.