Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

De ingredientes a sabores: as tendências na indústria de alimentos em 2023

Pesquisa mostra que produtos veganos, com mais fibras e menos açúcar estão em ascensão. E aponta os sabores mais badalados entre doces e salgados

Por Diogo Sponchiato
Atualizado em 25 abr 2023, 12h10 - Publicado em 25 abr 2023, 12h09

Alimentos de origem vegetal, com apelo saudável e gostinho de ervas, especiarias ou frutas mais exóticas estão entre as tendências que devem dominar a indústria alimentícia e as preferências dos brasileiros na próxima temporada. É o que revela o relatório Taste & Nutrition Charts de 2023, elaborado pela multinacional de ingredientes e inovações nutricionais Kerry.

O estudo, que reúne insigths sobre matérias-primas, sabores e alegações de benefícios em alta, é baseado numa extensa análise de lançamentos de produtos, demandas de ingredientes e pesquisas com consumidores nos últimos anos.

No Brasil e na América Latina, alimentos veganos e plant-based se consagram como a principal tendência do mercado. Outro fenômeno que se consolida é a busca de produtos mais naturais e com menos conservantes. O relatório confirma que a preocupação com a saúde e o meio ambiente estão no radar dos consumidores.

No quesito “alegações nutricionais”, a pesquisa mostra que opções sem aditivos, com mais proteína e menos gordura permaneceram no topo nos últimos cinco anos. Mas foram os produtos de origem vegetal, com menos açúcar e mais fibras que ganharam os holofotes recentemente.

No horizonte, o documento destaca que também devem se popularizar bebidas e alimentos que prometem dar energia extra, melhorar a imunidade e oferecer propriedade probiótica.

Continua após a publicidade

De acordo com Fernanda Fontolan, gerente de marketing da Kerry para a América Latina, a pesquisa reforça a aspiração de se ter uma alimentação mais saudável e sustentável ao redor do mundo. E destaca o crescimento no Brasil da categoria de bebidas com foco em imunidade e fontes de fibras e ômega-3.

Entre os ingredientes específicos que avançam nas gôndolas, sobressaem tanto aqueles com apelo sensorial e visual como funcional. Temperos como sal do Himalaia e especiarias como cravo, cúrcuma, pimenta-preta e urucum estão entre eles.

+ LEIA TAMBÉM: Vegetais viram protagonistas dos menus

Sabores na boca do povo

Gosto não se discute, mas, como mostra o relatório, há, sim, uma lista de sabores prediletos no mercado. No departamento dos doces, chocolates e frutas clássicas mantêm espaço cativo, porém gostinhos exóticos pedem passagem.

Continua após a publicidade

Entre os sabores emergentes, entram frutos regionais como cupuaçu e graviola, drinques como caipirinha e sobremesas populares, caso de banoffee e torta de limão.

No setor de salgados e snacks, queijo, presunto e bacon não estão mais sozinhos. As ervas e temperos menos usuais vêm com tudo — alecrim, alho poró, molho pesto, wasabi e pimenta chipotle estão entre os que mais cresceram no último ano.

E, no segmento das bebidas, ingredientes e combinações menos convencionais conquistam a parada. Fora as frutas, camomila, chá branco, jasmim, lavanda e coentro estão entre os sabores em alta. O que remete a outro comportamento cada vez mais frequente entre os consumidores: a busca por produtos que também tragam sensação de paz e bem-estar.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.