Dengue: menina de 11 anos é primeira vítima fatal na capital de SP
Criança era moradora da Zona Leste e infecção foi confirmada por exames; vacina é recomendada para a população de 10 a 14 anos

Uma menina de 11 anos foi a primeira vítima fatal da dengue na cidade de São Paulo, segundo comunicado da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde. A garota morreu em 30 de janeiro e morava na região de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital paulista. Desde o fim de 2023, o Brasil enfrenta o pior surto da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti e bateu o recorde de casos e mortes em 2024. Neste ano, já foram registrados 257.284 casos prováveis e 72 óbitos. Outros 290 estão em investigação.
De acordo com a gestão municipal, a infecção pelo vírus foi confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), referência para realização da investigação epidemiológica. “A pasta lamenta profundamente a perda”, disse a secretaria.
A secretaria não informou as condições de saúde da criança, como comorbidades, nem se ela tinha sido vacinada contra a doença, tendo em vista que fazia parte da população-alvo da campanha de imunização em curso, voltada para pessoas de 10 a 14 anos.
Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizado no último dia 8, o estado de São Paulo soma 150.272 casos prováveis de dengue e lidera o ranking de mortes no país, com 54 registros neste ano.
Vacinação
Desde que a cidade recebeu as primeiras doses da vacina Qdenga, do laboratório Takeda, em abril do ano passado, foram aplicadas 266.916 primeiras doses (D1) e 137.364 segundas doses (D2). Isso significa, segundo a pasta, que a cobertura vacinal de D1 está em 39,78%, e a da D2, em 20,47%.
O percentual está muito abaixo da meta de alcançar 90% do público-alvo com o esquema vacinal completo.
“O Programa Municipal de Imunizações (PMI) segue realizando busca ativa para que o público-alvo seja vacinado. As ações ocorrem por meio de visitas domiciliares feitas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), atendimentos durante consultas, ações educativas e por ligações telefônicas”, informou a secretaria.
De acordo com reportagem da Agência Brasil, entre fevereiro de 2024 e janeiro deste ano, 6.370.966 doses foram distribuídas, mas a Rede Nacional de Dados em Saúde aponta que apenas 3.205.625 foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Onde tomar a vacina contra a dengue?
Dentro da campanha do Ministério da Saúde, as doses estão disponíveis em postos de saúde para a população de 10 a 14 anos.
Na capital paulista, a vacina pode ser tomada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, a vacinação é feita nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário, para o público elegível. A unidade mais próxima da sua casa pode ser encontrada por meio da plataforma Busca Saúde.