Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Depressão deixa adolescentes mais propensos a fumar vape, diz estudo

Pesquisa revela que uso de cigarro eletrônico é 74% maior entre jovens com níveis moderados de estresse; jovens estariam recorrendo ao fumo como automedicação

Por Ligia Moraes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 set 2024, 19h30

Um estudo publicado no periódico Australian and New Zealand Journal of Psychiatry nesta segunda-feira, 2, revelou uma preocupante correlação entre depressão severa e o uso de cigarros eletrônicos entre adolescentes australianos. A pesquisa, que abrangeu mais de 5.000 estudantes dos anos 7 e 8 em 40 escolas de Nova Gales do Sul, Queensland e Austrália Ocidental, indicou que adolescentes com sintomas severos de depressão têm mais do que o dobro de probabilidade de experimentar cigarros eletrônicos em comparação com aqueles que não apresentam tais sintomas.

Os dados, coletados entre maio e outubro de 2023 como parte do OurFutures Vaping Trial — o primeiro e único ensaio clínico de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos em escolas australianas — destacam uma prevalência preocupante do uso de vapes entre jovens com saúde mental debilitada. Dos 5.157 estudantes que participaram do estudo, 8,3% relataram ter utilizado cigarros eletrônicos pelo menos uma vez.

A pesquisa também revelou que o uso de e-cigarros é 74% maior entre estudantes que relataram níveis moderados de estresse e 64% maior entre aqueles com altos níveis de estresse, em comparação com seus pares que relataram baixo estresse.

Ainda mais grave: o uso foi 105% mais elevado entre adolescentes com baixo bem-estar em relação àqueles que desfrutam de uma sensação de bem-estar elevada. Curiosamente, os sintomas de ansiedade não mostraram associação significativa com o uso de cigarros eletrônicos.

Suporte à saúde mental

Os resultados enfatizam a necessidade urgente de intervenções que combinem suporte à saúde mental com medidas de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos. A professora associada Emily Stockings, coautora do estudo, ressaltou que a crescente relação entre o uso de e-cigarros e problemas de saúde mental deve ser abordada em conjunto para impedir o início do hábito entre os adolescentes.

Continua após a publicidade

“Se queremos melhorar a saúde mental e prevenir o uso de cigarros eletrônicos, é claro que precisamos fazer essas duas coisas ao mesmo tempo”, afirmou, em comunicado.

A pesquisa também destaca o fato de que o início do uso de cigarros eletrônicos ocorre, em média, aos 14 anos, coincidindo com um período crítico de desenvolvimento para os adolescentes.

Embora a pesquisa atual não explique completamente o motivo pelo qual adolescentes com saúde mental debilitada são mais propensos a usar vapes, ela sugere que fatores sociais, ambientais e genéticos compartilhados possam estar envolvidos, ou que os jovens estejam recorrendo ao fumo como uma forma de automedicação.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.