Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Doença comum no século passado, escarlatina volta a desafiar médicos

Grã-Bretanha e a Ásia estão enfrentando um surto da infecção bacteriana. O problema afeta principalmente crianças com idades entre 5 e 12 anos

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 22h29 - Publicado em 21 mar 2016, 15h29

A Grã-Bretanha e a Ásia estão enfrentando um surto de escarlatina que intriga especialistas. De acordo com a Autoridade de Saúde Pública da Inglaterra (PHE, na sigla em inglês), em 2015, foram registrados 17.586 casos da infecção no país – o número só não ultrapassa os registros de 1967, com 19.305 notificações. As informações são da BBC Brasil.

“Durante os últimos cinco anos, houve mais de 5.000 casos em Hong Kong, o que representa 10 vezes o número médio de casos registrados anteriormente. E foram mais de 100 mil casos na China”, revelou Mark Walker, do Centro de Doenças Infecciosas da Austrália e autor de um estudo publicado na revista científica Scientific Reports em novembro do ano passado.

A escarlatina, uma infecção bacteriana causada por estreptococos do grupo A, atinge principalmente crianças com idades entre 5 e 12 anos. A doença havia ficado relegada ao século passado. Por isso, o “aumento drástico” no número de casos em algumas regiões tem intrigado especialistas, que ainda não conseguiram identificar uma causa para o surto.

Embora análises de amostras de doentes colhidas ao redor do mundo tenham mostrado que as bactérias da escarlatina não são resistentes à penicilina, os autores do estudo publicado na Scientific Reports garantem que o aumento é “muito preocupante”. “Temos agora uma situação que poderia mudar a natureza da doença e fazê-la resistente a vários tratamentos que normalmente são receitados para essas infecções respiratórias, como a escarlatina”, disse Nouri Bem Zakour, uma das autoras do estudo.

Continua após a publicidade

Leia também:

OMS estabelece prazo para o combate à resistência aos antibióticos

Superbactérias podem matar 10 milhões por ano até 2050

Escarlatina – A escarlatina é considerada uma infecção bacteriana leve, que pode ser tratada com antibióticos. Sua transmissão ocorre pelo contato próximo a pessoas que têm a bactéria – frequentemente encontrada na garganta, portanto é comum a transmissão pela saliva – ou pelo contato com objetos contaminados. Os sintomas incluem dor de garganta, dor de cabeça, febre e vermelhidão na pele.

Em geral, não causa danos mais graves. Se não for tratada, contudo, pode evoluir para uma febre reumática e causar danos permanentes no coração. “Os pacientes que não mostram sinais de melhora dias depois de começarem o tratamento devem buscar ajuda médica urgente”, afirmou Theresa Lamagni, chefe do grupo que monitora infecções causadas por estreptococos.

Na Inglaterra e no País de Gales a escarlatina foi uma infecção comum no início do século 20. Desde então, os números foram reduzindo de maneira gradual, mas voltaram a crescer em 2014. Segundo a PHE, atualmente a Inglaterra regista cerca de 600 novos casos por semana e a estimativa é que o número aumente ainda mais durante a temporada típica da infecção no país, entre o fim de março e meados de abril.

(Da redação)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.