Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Doria coloca todo o estado de SP em fase vermelha a partir de sábado

Na classificação mais restritiva do Plano São Paulo, apenas atividades essenciais podem funcionar; medida permanece até 19 de março

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 mar 2021, 14h15 - Publicado em 3 mar 2021, 13h01

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 3, a reclassificação de todo o estado para a fase vermelha do Plano São Paulo, onde apenas atividades econômicas essenciais podem funcionar. A medida, que busca evitar o colapso do sistema de saúde, entra em vigor no sábado, 6, e permanece até o dia 19 de março.

“Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. […] Por este motivo nós estamos atendendo a recomendação do centro de contingência e reclassificando todo o estado de SP para a fase vermelha a partir das 0h de sábado”, disse o governador João Doria, em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Variante brasileira seria mais transmissível e causaria reinfecção

Brasil à beira de um colapso

Escolas foram incluídas na lista de serviços essenciais e poderão funcionar, assim como igrejas, desde que mantidas as regras de distanciamento social. Outras atividades liberadas são: mercados, farmácias, serviços de saúde, feiras livres, açougue, indústria, construção civil, transporte público, pet shop, clínica veterinária e correios. Padarias e restaurantes podem funcionar em sistema de delivery ou retirada.

Também houve alteração na restrição da circulação de pessoas, que passa a valer diariamente das 20h às 5h. Inicialmente, a medida limitava a circulação de pessoas nas ruas em todo o estado entre às 23h e às 5h.

Continua após a publicidade

Desde o início da quarentena, em março de 2020, essa é a primeira vez que escolas podem funcionar na fase mais restritiva. A regra limita a ocupação das escolas a até 35% do total de matriculados.

O endurecimento das restrições busca reduzir as infecções e evitar o colapso do sistema de saúde do estado. Nesta quarta-feira, 3, a taxa de ocupação de UTIs em todo o estado é de 75,36% e de 76,7% na grande São Paulo. Na terça-feira, 3, São Paulo teve o maior número de mortes da pandemia, com 461 óbitos registrados.

“Tivemos que fazer uma escolha, com essa velocidade de transmissão da doença, não existe outra alternativa que não seja o isolamento e a restrição do contato para evitar que as pessoas contaminadas contaminem as demais pessoas”, disse João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19.

Continua após a publicidade

O governo anunciou também a abertura de 500 novos leitos de internação, sendo 339 de UTI e 161 de enfermaria. Segundo Doria, a abertura das novas vagas será feita de forma gradual a partir da próxima segunda-feira, 8.

Continua após a publicidade
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.