Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Educação e pesquisa para levar mais saúde para os brasileiros

Hapvida NotreDame Intermédica investe em educação e pesquisa e firma parcerias nacionais e internacionais para desenvolver estudos clínicos

Por Abril Branded Content
30 ago 2024, 11h00

Desde 2022, a maior operadora de saúde e odontologia da América Latina, a Hapvida NotreDame Intermédica, tem investido no seu Instituto Internacional de Pesquisa e Educação (IPE), que tem o propósito de desenvolver ensaios clínicos e estudos inovadores,  fomentar a capacitação dos profissionais da saúde e a qualificação  médica.

Com 78 anos de experiência no mercado, 803 unidades próprias em todo o país e atendendo a quase 16 milhões de pessoas, o próximo passo da companhia não poderia ter sido diferente. De acordo com Kenneth Almeida, diretor executivo de Educação e P&D da empresa, o IPE contribui e complementa o trabalho realizado em saúde pela operadora. 

“Por meio das pesquisas clínicas, conseguimos ir ainda mais longe no acesso à saúde. A pesquisa e o desenvolvimento são ferramentas fundamentais para prevenção, diagnóstico e novos tratamentos de doenças. Sabemos que o nosso assegurado está procurando o melhor tratamento e que em casos mais graves precisam de mais alternativas. E essa área de pesquisa traz ainda mais  possibilidades”, afirma.

Instituto Internacional de Pesquisa e Educação (IPE) da Hapvida NotreDame Intermédica

O IPE nasceu com a missão de idealizar, realizar e divulgar pesquisas em todas as fases de desenvolvimento no Brasil. Por meio das pesquisas e dos ensaios clínicos, a meta é descobrir novas formas de prevenir, diagnosticar e tratar doenças, além de aprimorar os métodos já estabelecidos na área da saúde. As pesquisas contribuem para a saúde dos beneficiários, melhorando a qualidade da assistência à saúde, promovendo mais acesso e gerando conhecimento científico para o setor e para toda a sociedade.  

Continua após a publicidade

Além de idealizar, realizar e divulgar pesquisas clínicas em todas as fases de desenvolvimento no Brasil, o IPE ainda oferece treinamentos para profissionais da saúde e programas de formação e residência nos hospitais da rede própria da Hapvida, onde contam com um corpo docente altamente qualificado e uma infraestrutura de ponta, o que contribui para elevar o conhecimento e a qualidade da formação desses profissionais. “Queremos fornecer qualificação para os profissionais tanto na parte do aperfeiçoamento técnico, quanto no acolhimento ao paciente. Também incentivamos a publicação de artigos científicos, livros e o compartilhamento de conhecimento em congressos e simpósios internacionais”, explica Almeida. 

O instituto conta com sete centros de pesquisa próprios, em várias cidades do país e mais de 12 programas de residência realizados nos hospitais da rede própria da Hapvida, com mais de 800 estudantes em formação, só em 2023 realizou 123 produções científicas. Atualmente, O IPE tem mais de 200 pacientes participando de suas pesquisas clínicas, com expectativas de duplicação desse número até o final de 2024.

Parcerias estratégicas

As parcerias são fundamentais para a realização do trabalho do IPE. Hoje, já são mais de 11 parcerias em andamento na linha de pesquisa. Em território nacional, destaca-se, entre outras, instituições de referência, como A.C. Camargo, Beneficência Portuguesa (BP), Centro de Pesquisa L2IP em Brasília, Hospital Sírio-libanês e Hospital do Amor de Barretos. 

Continua após a publicidade

No cenário internacional, o instituto atua ao lado da Escola de Saúde Pública de Harvard, a T. H. Chan – organização que cuida de programas de formação de pesquisadores – e a The City College of New York, que encabeça projetos ligados à inteligência artificial no campo da medicina. Em breve, uma nova parceria será anunciada com renomada instituição em Israel, com foco em doenças neurodegenerativas.

De acordo com Kenneth Almeida, a escolha dos parceiros é feita com base em alguns pilares. São eles: a qualidade científica da metodologia e sua equipe qualificada; o potencial de impacto positivo na saúde da população brasileira; e o alinhamento estratégico com os objetivos do IPE e da Hapvida.

A negociação da parceria também leva em conta a experiência da instituição parceira  na condução dos estudos clínicos, além de sua reputação na comunidade científica. O processo é gerenciado por uma equipe multidisciplinar, totalizando 40 profissionais.

Continua após a publicidade

“Nós somos uma empresa com robustez tecnológica, somos compostos por um grupo de elite de médicos com capacidade e metodologia, e temos um volume de pessoas que trazem dados massivos para descobertas, principalmente em nossa população tão miscigenada nas cinco regiões do país. Precisamos de parceiros com quem possamos trocar e agregar conhecimento”, afirma. “Nas nossas parcerias de educação, o mesmo princípio é seguido”.

Foco no futuro da saúde da população

Atualmente, 50% dos estudos do IPE estão voltados para a oncologia. Mas as doenças neurodegenerativas também aparecem como foco das análises. Ambas são áreas que têm encontrado significativos avanços em novos medicamentos e tratamentos na última década. 

Os focos de atenção das pesquisas clínicas são definidos pensando também no futuro da saúde da população – que está envelhecendo – e estudos populacionais, sempre tendo em vista a prevenção. “Nós somos uma operadora que se preocupa com a saúde das pessoas, nós somos um plano de prevenção e promoção a saúde . Por isso, pretendemos aperfeiçoar ainda mais  as ferramentas de estudo, aproveitando a riqueza de dados que possuímos por termos um sistema integrado e verticalizado, presente em todas as regiões do país, isso facilita a descentralização da informação no eixo sul-sudeste e nos permite  expandi-la  para todo o país”, diz o diretor.Como próximos passos, o IPE deve acelerar sua atuação em novos estudos clínicos, firmar novas parcerias com instituições renomadas, nacional e internacionalmente, para ampliar ainda mais suas capacidades de pesquisa e inovação, além de investir em novas tecnologias, para otimizar os estudos e chegar a resultados ainda mais assertivos e inovadores.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.