Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Estudo mostra os novos hábitos do brasileiro durante a quarentena

Estudo realizado pelo Grupo Consumoteca deflagrou as preocupações com trabalho, futuro e os novos comportamentos de consumo da população

Por Alexandre Senechal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jan 2021, 16h45 - Publicado em 19 Maio 2020, 15h22

Um levantamento semanal realizado pelo Grupo Consumoteca, especialista em transformações culturais e comportamento brasileiro, vem descobrindo as novas tendências de consumo e quais os medos da população em relação ao trabalho e ao futuro durante a pandemia do novo coronavírus.

O “Mood da semana”, com o grupo chama o estudo, ouviu 2.000 pessoas de todas as classes sociais e idades em todo o território nacional nas últimas seis semanas. O último período analisado culminou no Dia das Mães do último domingo 9 e registrou recordes em relação a saudade das pessoas queridas. Lidar com a distância de familiares foi a principal preocupação da semana para 46% dos entrevistados.

Uma preocupação dos pesquisadores é com o fato de as pessoas estarem se acostumando com a situação de quarentena e o medo da Covid-19 e os cuidados para não contrair a doença estão apresentando uma queda. Para o antropólogo Michel Arcoforado, o coordenador do estudo, a falta de alinhamento no discurso do presidente e dos governadores estaduais atrapalha no combate.

Continua após a publicidade

“71% das pessoas dizem que é importante ficar em isolamento, e 77% só saem de casa para o essencial. Só que há uma falha de comunicação das autoridades brasileiras tanto de saúde quando política. O que é o isolamento? Cada um tem feito do seu jeito. As pessoas estão indo duas vezes ao dia para mercado e farmácia, porque virou forma de se socializar. O que atrapalha é a confusão é clara entre as várias instancias do governo. Todo mundo acha que está se protegendo, mas ninguém está”, afirma Arcoforado.

Carreira, futuro e hábitos de consumo de cada geração

A pesquisa buscou descobrir quais as principais preocupações dos brasileiros em relação à carreira e ao futuro e identificou quais são os novos hábitos de consumo. Os resultados foram divididos em três gerações: X, Y e Z. A primeira representa os idosos, a segunda os adultos e a terceira é composta pelos jovens e adolescentes.

O isolamento social teve como efeito colateral a demissão de muitas pessoas e as dúvidas sobre o plano de carreira e futuro se tornaram um dos principais problemas. “A ideia de projeto de vida balizou nosso comportamento até agora de maneira mais clara. A pandemia reforça que o futuro ficou suspenso. A ideia de carreira se esfacela. O futuro fica suspenso e o presente com uma interrogação”, diz Michel.

Continua após a publicidade

As três gerações afirmaram em maioria que estão vivendo um dia de cada vez e fazendo o melhor que podem agora. Mesmo assim, ainda há uma grande parcela que pensa no que vai fazer logo que passar o isolamento: 40% da geração Z, 30% da geração Y e 27% da geração X.

ASSINE VEJA

Covid-19: Amarga realidade
Covid-19: Amarga realidade As cenas de terror nos hospitais públicos brasileiros e as saídas possíveis para mitigar a crise. Leia nesta edição. ()
Clique e Assine

Os hábitos de consumo talvez representem a maior mudança. “Mesmo que tenhamos a retomada normal da economia, o consumo não vai voltar no mesmo ritmo. Tínhamos prioridades que foram para o ralo da noite para o dia”, pondera Michel Arcoforado.

O estudo concluiu uma percepção muito debatida durante a quarentena: estamos colocando o pé no freio nos gastos pela incerteza sobre o futuro, a perda de renda e a instabilidade do momento. A exceção é a geração Z. Com menos preocupações econômicas por ainda não sustentarem a casa, os jovens afirmaram ter alguns gastos desnecessários: 67% disse ter comprado algo na última semana para se mimar, se agradar. “Esse grupo apresenta mais ansiedade por ficar trancado dentro de casa e faz compras pela internet para se dar um presente por ficar isolado”, conta o antropólogo.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.