Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Estados Unidos aprovam novo remédio semanal para obesidade

Princípio ativo do Zepbound, a tirzepatida, é o mesmo utilizado em medicamento recém-liberado no Brasil para tratar diabetes tipo 2

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 nov 2023, 14h50 - Publicado em 9 nov 2023, 14h41

A agência regulatória dos Estados Unidos, a FDA (Food and Drugs Administration), concedeu aval para a comercialização de um dos mais aguardados medicamentos para o tratamento da obesidade, a tirzepatida.

O remédio, injetável e semanal, tem a mesma substância do Mounjaro, formulação recém-aprovada no Brasil para o controle do diabetes tipo 2, mas ainda não disponível nas farmácias.

A nova versão, destinada a indivíduos com obesidade (IMC acima de 30 Kg/m2) ou com sobrepeso (IMC maior que 27 Kg/m2) e diagnóstico de problemas de saúde em paralelo, caso de diabetes, hipertensão ou alteração de colesterol e triglicérides, será vendida como Zepbound. A indicação para pacientes acima do peso também foi submetida à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A tirzepatida, desenvolvida pelo laboratório Eli Lilly, simula a ação de dois hormônios naturalmente produzidos pelo corpo, induzindo uma resposta de retardamento do esvaziamento gástrico, aumento da sensação de saciedade e controle dos níveis de açúcar no sangue. Inaugurou, assim, a classe dos agonistas de GLP-1 e GIP (os nomes dos hormônios).

Além de propiciar o equilíbrio glicêmico a ponto de pacientes com diabetes ficarem com exames similares aos de pessoas sem a doença, a tirzepatida tem animado médicos e congressos científicos pelas conquistas históricas em termos de emagrecimento.

Continua após a publicidade

Chega ao mercado, nas suas duas formulações, para concorrer com Ozempic e Wegovy, os remédios à base de semaglutida da Novo Nordisk para diabetes tipo 2 e obesidade, respectivamente.

Efeito inédito

“É o tratamento medicamentoso com maior efetividade na redução do peso corporal até o momento”, diz o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, pesquisador da USP de Ribeirão Preto. Em um dos últimos estudos com a tirzepatida, recém-apresentado no Congresso Europeu de Diabetes, na Alemanha, cerca de metade dos pacientes tratados perdeu 26% do peso corporal.

“Claro que há indivíduos que perdem mais e outros que perdem menos peso com a medicação, mas, na média, esse é um número impensável anos atrás”, avalia Couri.

Continua após a publicidade

“Mas estamos falando de tratamentos que devem ser utilizados continuamente. Pesquisas mostram que a suspensão está associada à perda dos efeitos no médio prazo”, sublinha o médico, que ainda destaca que a medicação reduziu os níveis de pressão e colesterol entre as pessoas estudadas.

Além dos EUA, o Reino Unido também deu sinal verde para o uso da tirzepatida contra a obesidade. No Brasil, ainda não há previsão de quando isso deve acontecer. A farmacêutica Eli Lilly tampouco sabe quanto será o custo do tratamento semanal por aqui.

“O grande desafio, como sempre, será o acesso da população a esse tipo de medicamento, assim como a falta de políticas públicas para o enfrentamento dessa pandemia de obesidade”, avalia o endocrinologista e colunista de VEJA SAÚDE.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.