Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fazer o bem faz bem para a saúde, diz estudo brasileiro

Levantamento foi realizado com voluntários, colaboradores e residentes em instituição de longa permanência para idosos

Por Diego Alejandro
Atualizado em 19 Maio 2023, 16h04 - Publicado em 19 Maio 2023, 16h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Já dizia o ditado: “bondade em balde é devolvida em barril”. Quem replica essa prática, provavelmente espera algum retorno de companheirismo ou até espiritual. Entretanto, um estudo realizado pelo Einstein aponta que também há a recompensa factível – e nossa saúde agradece.

    Realizado com voluntários, colaboradores e residentes do Residencial Israelita Albert Einstein (RIAE), a investigação teve como objetivo avaliar o impacto de atividades voluntárias em quem as realizava. Para isso, os pesquisadores usaram um projeto de pré-teste e pós-teste dentro do mesmo grupo, a fim de identificar se haveria alguma diferença. 

    A primeira rodada de coleta de dados foi realizada antes das atividades lideradas por voluntários e a segunda rodada, após um mês. Ao todo participaram 79 pessoas, sendo: 29 residentes, 27 voluntários e 23 colaboradores do RIAE.

    “Nosso objetivo foi evidenciar de forma científica se realmente fazer o bem, faz bem. E conseguimos”, afirma Carla Patrícia Grossi, coordenadora assistencial do Residencial. A pesquisa indicou melhorias após o retorno de 1 mês em diferentes aspectos da qualidade de vida para os três grupos. Voluntários apontaram melhoras nas suas relações pessoais (30%), residentes na sua saúde geral, com a volta das atividades (52%) e colaboradores na sua qualidade de vida (35%).

    Depoimentos

    O levantamento também contou com a coleta de depoimentos de integrantes dos três grupos. Entre os voluntários, frases como “Eu me sinto útil”, “Minha autoestima física e emocional disparou” e “Ajudar os outros me ajuda muito” foram repetidas por diversas pessoas.

    Continua após a publicidade

    Entre os colaboradores, ressaltou-se a importência da retomada à normalidade, em especial a rotina dos idosos. “A alegria deles é evidente”. 

    Já os próprios idosos relataram que ao interagir mais com as pessoas, tiveram uma melhora no bem-estar físico. “Conhecer pessoas foi importante. Após o retorno, passamos a fazer pizza aos sábados para reunir e contar histórias”, disse um residente.

    Atualmente o RIAE tem 114 idosos com idades entre 63 e 105 anos, e conta com uma equipe multidisciplinar de 269 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, administrativos, cuidadores, higiene, nutrição e profissionais de manutenção. Entre os voluntários, são 92 pessoas.

    “Estamos falando de um lugar acolhedor, com moradores com muitas histórias e uma força de vida muito grande. Ter uma restrição de contato foi difícil para eles e todos nós, mas resgatar o que tínhamos nos mostrou a grandeza que é viver, trocar e ajudar o outro”, comenta Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein, que atua com um time de voluntários no RIAE desde 2003. O grupo conduz atividades culturais, de entretenimento e acolhimento, oferecendo opções de lazer e proporcionando um cotidiano saudável aos que ali residem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.