Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Gaslighting: o abuso por trás de relacionamentos tóxicos e narcisistas

Em novo livro, professora americana explica como a manipulação psicológica corrói a saúde mental de quem convive com um narcisista

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 jul 2025, 15h00

Ele é um desses termos em inglês que, sem ter uma correspondência direta em português, passou a ser usado assim mesmo, na forma gringa. Gaslighting.

Trata-se de uma forma de dominação psicológica em que alguém distorce a realidade para que a vítima passe a duvidar de suas próprias percepções, atos, frases e memórias. O que pode acontecer em um relacionamento afetivo ou no ambiente de trabalho.

“O gaslighting é um elemento central do abuso narcisista”, resume a psicóloga americana Ramani Durvasula, que acaba de lançar no país O Problema Não É Você pela editora Sextante.

O livro se debruça sobre quem são, como se comportam e como podemos reconhecer pessoas com personalidade narcisista. São indivíduos que, em maior ou menor grau, têm uma tendência a rebaixar, menosprezar e lesar emocionalmente os outros como uma forma de levantar a própria autoestima. Inúmeras vezes precisam de tanta ajuda psicológica como suas vítimas.

O foco de Durvasula, professora da Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, é expor o narcisismo instaurado em lares e escritórios e ajudar quem está em sua mira a detectar sinais desses ataques e encontrar caminhos para se libertar deles.

Continua após a publicidade

Com frequência, pessoas presas a relacionamentos tóxicos estão sob o alvo de um narcisista. O grande problema é que esse convívio opressor pode ser o gatilho para ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. Machuca a mente e faz adoecer.

Por isso, a autora radiografa a personalidade e o relacionamento narcisistas e sugere um plano de ação. Nessa rota, é preciso identificar e se resguardar do fantasma do gaslighting.

O problema não é você

problema-nao-e-voce

Continua após a publicidade

Como o gaslighting se manifesta?

“O narcisista nega eventos que aconteceram, comportamentos que teve, experiências que você está vivendo ou mesmo palavras que disse”, escreve a psicóloga americana. “Há situações em que chega a mudar a posição de objetos da casa e depois nega ter feito isso”.

Nesse relacionamento, é corriqueiro que o “manipulador” solte frases como “Isso é coisa da sua cabeça” ou “Pare de se vitimizar”.

Durvasula explica que o comportamento pode ocorrer dentro de relações familiares (inclusive entre pais e filhos) ou na dinâmica de gestor e funcionário. “O narcisista preserva sua narrativa e e versão da realidade, protegendo o próprio ego e prejudicando o outro”, anota a autora.

Continua após a publicidade

Quando enredada nesse processo, a vítima vive sob alta tensão e passa a desconfiar de si mesma, sentindo desde desdém até raiva, mas não conseguindo se desvencilhar das amarras tóxicas.

Na obra recém-publicada, a professora ensina a identificar padrões e atitudes que denunciam o gaslighting e outras formas de dominação narcisista.

Vai além: derruba mitos a respeito, descreve os tipos de narcisismo e, o principal, oferece uma bússola para escapar de suas garras. Afinal, nem sempre o problema é você.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.