Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hemorragia pulmonar: entenda quadro ligado à morte de fã de Taylor Swift

Laudo preliminar do corpo da estudante Ana Clara Benevides apontou pequenas hemorragias no pulmão, mas polícia aguarda resultados de exames

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 nov 2023, 16h20 - Publicado em 21 nov 2023, 16h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As pequenas hemorragias pulmonares apontadas no laudo preliminar que apura as causas da morte da estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, podem ter relação com episódios de exposição excessiva ao sol e calor, mas esse tipo de quadro também pode ocorrer diante de outros fatores, como doenças autoimunes e cardíacas. Fã de Taylor Swift, Ana Clara morreu no primeiro show da nova turnê da cantora americana no Rio de Janeiro, realizado no último dia 17, em meio à onda de calor que atingia a cidade.

    A jovem, natural do Mato Grosso do Sul, desmaiou no início do show e chegou a ser socorrida, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. No local da apresentação, o estádio Nilton Santos, mais conhecido como Engenhão, a sensação térmica era de 60 °C.

    Médico-assistente do pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Silvio Cardenuto diz que a hemorragia alveolar, como a condição é chamada, é uma situação de “altíssima mortalidade” e pode ocorrer em pacientes com doenças cardiológicas, autoimunes ou infecciosas e ainda por causa de substâncias tóxicas.

    “Não é tão raro encontrar casos de hemorragia alveolar em ambientes de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e hospitais, mas é raro acontecer de forma súbita e aguda, exclusivamente pelo calor. Nessas situações, a gente pensa em causas vasculares, porque a exposição muito grande ao calor pode desencadear um evento vascular.”

    Segundo o médico, pacientes com hemorragia alveolar têm como sintomas falta de ar intensa e sangue saindo pela boca. Ao se deparar com uma pessoa nessa situação, a recomendação é levá-la imediatamente para um pronto-socorro.

    Continua após a publicidade

    Sobre casos relacionados com o calor, Cardenuto cita como exemplo uma condição conhecida como heatstroke, que pode acometer atletas que atingem a exaustão em provas como maratonas realizadas em altas temperaturas.

    “É um evento desencadeado pelo calor que leva a uma série de mecanismos de autorregulação e a principal manifestação é neurológica, normalmente a pessoa desmaia, mas ela pode ter tanto complicações renais como a hemorragia alveolar. É um evento vascular cujo gatilho pode ter sido o calor”, explica.

    A maratona é um esporte de alta performance, mas é inegável que os fãs de artistas internacionais têm vivido situações extremas para acompanhar os ídolos. Não é incomum ver jovens acampados no entorno de estádios durante semanas, enfrentando sol e chuva e com a alimentação, hidratação e repouso comprometidos.

    Continua após a publicidade

    “Isso leva todo mundo a pensar em revisar as condições para a realização dos shows pensando nas pessoas que são submetidas ao calor ou ao frio intenso, dependendo de onde a apresentação é realizada.”

    Ainda não é possível determinar a causa da morte de Ana Clara, pois a Polícia Civil do Rio de Janeiro aguarda os resultados dos exames toxicológicos e histológicos. O prazo para conclusão é de 30 dias.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.