Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Infectados com nova variante de Covid têm carga viral dez vezes maior

A quantidade de vírus no organismo está diretamente ligada à transmissão da doença; estudo foi feito com contaminados pela cepa encontrada em Manaus

Por Da redação
Atualizado em 18 mar 2021, 08h52 - Publicado em 27 fev 2021, 14h52

As pessoas infectadas com a nova variante do covid-19 identificada em Manaus têm uma carga viral dez vezes maior no organismo, em relação às outras mutações. A quantidade de vírus está diretamente relacionada à transmissão da doença. Não há trabalhos, no entanto, que associem o grande volume a um nível maior de gravidade.

Conduzida pela Fiocruz, a pesquisa analisou 250 códigos genéticos do coronavírus durante quase um ano. A amostragem cobriu o primeiro pico da doença, em abril, e o segundo, no final do ano passado e início de 2021.

A nova variante já foi identificada em 18 estados brasileiros. Os pesquisadores apontaram também que a falta do uso de máscaras e de distanciamento social também aceleraram a transmissão da nova cepa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.