Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Ministério da Saúde afasta possibilidade da vacina da Pfizer no SUS

Imunizante requer de resfriamento a menos 70ºC; secretário da pasta disse que vacina para distribuição nacional deve tolerar temperaturas de 2 a 8ºC

Por Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 dez 2020, 12h41 - Publicado em 1 dez 2020, 12h35

A depender de suas características de resfriamento, a 70 graus abaixo de zero, a vacina desenvolvida pela farmacêutica Pfizer está fora do radar do Ministério da Saúde para o programa nacional de imunização de 2021.  Nesta terça-feira, 1º, o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que a vacina a ser incluída no plano nacional deve ser “fundamentalmente” termoestável por longos períodos em temperaturas entre 2 e 8 graus celcius, compativel com a capacidade da rede de resfriamento nacional.

Apesar da menção à temperatura, o secretário não citou nominalmente nenhum imunizante.

Medeiros disse também que idealmente a vacina deveria ser aplicada em dose única, embora saiba que isso pode não ser possível. A título de comparação, apenas a vacina da Johnson & Johnson em testes no país funciona no esquema de única aplicação. Pfizer, Astrazeneca e Sinovac Biotech são analisadas diante de um protocolo que prevê duas agulhadas.

A Pfizer — que desenvolve um imunizante em parceria com a empresa de tecnologia BioNTech — iniciou a conversa para registro do imunizante no Brasil na semana passada. Dados iniciais aferidos na fase 3 de desenvolvimento da vacina apontam para eficácia de 95% e segurança para efeitos adversos graves.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.