Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ministério da Saúde anuncia ampliação de vacinas para adolescentes

A partir de hoje, jovens entre 9 e 14 anos podem tomar o imunizante contra a meningite e HPV

Por Diego Alejandro
9 set 2022, 14h24

O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta sexta-feira 9, que as vacinas contra meningite e HPV já estão disponíveis para públicos menores. A vacina meningocócica ACWY (conjugada) está disponível para adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos de idade (de forma temporária), e da HPV4 para meninos de 09 a 14 anos de idade. A medida passou a valer desde 30 de agosto.

Meningite

A vacina contra a meningite foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes em 2020, e tem como indicação administrar uma dose ou um reforço, conforme a situação vacinal, para adolescentes de 11 e 12 anos de idade. O imunizante também é usado nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), conforme indicação no manual desses Centros.

A faixa etária em maior risco de adoecimento para a doença meningocócica é a de crianças menores de um ano de idade, informa o órgão. No entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe.

O MS descobriu que, em crianças menores, a imunidade caia mesmo após pouco tempo da aplicação da vacina, mas os adolescentes apresentavam uma “robusta resposta imune”. Isso levou o Programa Nacional de Imunizações (PNI) a incluir no Calendário Nacional de Imunizações a administração de doses de reforço com as vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência para garantir a proteção nessa fase da vida.

Continua após a publicidade

Entretanto, a vacina só será disponibilizada temporariamente, até junho de 2023.

HPV

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 630 milhões de homens e mulheres estão infectados pelo HPV (Papilomavírus humano) no mundo. Para o Brasil, estima-se que haja, aproximadamente, 9 a 10 milhões de infectados por este vírus e que, a cada ano, surjam 700 mil novos casos da infecção. Cerca de 105 milhões de pessoas são positivas para o HPV 16 ou 18 no mundo. É a mais frequente infecção sexualmente transmissível (IST).

Continua após a publicidade

A vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014 e atualmente é aplicada em adolescentes do sexo feminino, entre 9 e 14 anos de idade, e do sexo masculino entre 11 e 14 anos de idade, além de grupos com condições clínicas especiais até os 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos).

O MS, porém, alerta que os dados de cobertura vacinal para a doença são “preocupantes”, especialmente os referentes a segunda dose e no sexo masculino. Procurando combater esse problema, amplia-se a faixa etária dessa vacinação para os meninos, com a inclusão da faixa de 09 e 10 anos de idade, dando continuidade à oferta gradativa desse imunobiológico, proposta em 2014, e igualando a recomendação já em curso para as mulheres na faixa etária de 09 a 14 anos.

Qualquer pessoa que busca tomar qualquer um dos imunizantes, pode procurar um posto de saúde do SUS e receber a dose, de forma gratuita.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.