Ministério da Saúde anuncia aquisição de vacinas pediátricas de Covid-19
Medida busca suprir falta de imunizantes, que chega a 8 milhões de doses para público infantil

O Ministério da Saúde anunciou, na sexta-feira, 06, a compra de mais 750 mil doses de vacinas Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, para garantir a oferta de imunizantes para crianças de 3 a 11 anos.
A pasta informou ainda que um novo aditivo deve ser assinado nos próximos dias para a aquisição de 2,6 milhões de doses no total. As primeiras remessas devem ser entregues na próxima semana e distribuídas a todos os estados e Distrito Federal.
A medida busca atender a uma demanda represada nos últimos meses. Conforme noticiado por VEJA, faltam quase 8 milhões de doses para crianças de seis meses a 11 anos. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, anunciou que a pasta está em contato com a Pfizer para tentar adiantar a entrega das vacinas destinadas à primeira faixa-etária da população, que vai de 6 meses a 4 anos, prevista para o fim de janeiro. Para o público entre 5 e 11 anos, ela informou que há “um pouco mais de 4,5 milhões de doses”, quantidade insuficiente para a população, estimada em 20,5 milhões de pessoas.
A situação preocupa porque, em breve, esse público deve voltar a frequentar as escolas e a subvariante da ômicron, XBB 1.5, está em circulação. Na quinta-feira, 05, um primeiro caso foi identificado no Brasil. Também chamada de “Kraken”, esta cepa é considerada a mais transmissível até o momento pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O ministério da Saúde prepara ainda uma campanha para retomar a vacinação de adultos, cuja dose de reforço está atrasada para mais da metade da população.