Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ministro diz que diretriz com orientações para flexibilização está pronta

O Ministro da Saúde afirmou que está avaliando a melhor forma de divulgar o documento e que ainda não é possível iniciar liberação do isolamento

Por Da redação
Atualizado em 30 abr 2020, 20h13 - Publicado em 30 abr 2020, 20h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Saúde Nelson Teich disse nesta quinta-feira 30 que a diretriz com orientações sobre como gestores estaduais e municipais devem decidir sobre a manutenção ou flexibilização do distanciamento social está pronta. Entretanto, o Ministério ainda avalia a melhor forma de divulgar o material para não correr o risco dessas orientações serem usadas para um afrouxamento prematuro.

    “No momento onde temos centros urbanos em fase de ascensão da curva, não é o momento adequado de mostrar isso”, reforçou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Denizar Vianna.

    Manutenção do isolamento

    Teich afirmou que ainda não é hora de iniciar a liberação do isolamento. “O distanciamento permanece como a orientação”, afirmou o ministro, que completou dizendo que  “não dá para você começar uma liberação quando você tem uma curva em franca ascendência. (…) Tem cidades que nem estão com a curva caindo e já tem flexibilização.”

    Indagado sobre a possibilidade do país chegar ao registro de 1.000 mortes diárias nas próximas semanas, Teich disse que é possível que isso aconteça. “Hoje estamos em 435 [mortes confirmadas nas últimas 24 horas], o número de 1.000, se tivermos um crescimento significativo na pandemia, é possível acontecer. Não quer dizer que vai acontecer. A gente tem que acompanhar a cada dia para tomar as decisões”, disse o ministro

    Continua após a publicidade

    Ainda segundo ele, a decisão de flexibilização cabe a cada estado e a cada cidade, mas a medida deve ser tomada com base em alguns critérios, como curva de contaminação e recursos disponíveis para tratamento. “A gente vai avaliar cada lugar, cada região, cada cidade para avaliar como está evoluindo a curva de contaminação, qual é o recurso que cada cidade tem para tratar das pessoas e isso é que vai definir como isso vai caminhar.”, explicou o ministro.

    OUÇA OS PODCASTS DE VEJA

    Já ouviu o podcast “Funcionário da Semana”, que conta a trajetória de autoridades brasileiras? Dê “play” abaixo para ouvir a história, os atos e as polêmicas do novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Confira também os outros episódios aqui.

    Continua após a publicidade

     

     

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.