Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O que os protetores solares têm a ver com os recifes de corais?

Estudo sugere que azul de metileno é um poderoso protetor para a pele humana contra a radiação UV e altamente seguro para essas formações marinhas

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 mar 2022, 16h13 - Publicado em 3 mar 2022, 16h05

Um estudo feito por pesquisadores da Mblue Labs e da Universidade de Maryland, publicado pela Nature’s Scientific Reports, descobriu que o azul de metileno, um medicamento centenário utilizado para tratar a metemoglobinemia – quando a hemoglobina é oxidada em uma velocidade maior que a capacidade enzimática normal para a redução da hemoglobina – e, em situações de emergência como envenenamento por monóxido de carbono e cianeto, é também um poderoso protetor para a pele humana contra a radiação UV do sol e para os recifes de corais.

De acordo com a pesquisa, a substância é altamente eficaz para absorver UVA e UVB e reparar ROS (radicais livres). “Nosso estudo revisado por pares demonstra que o azul de metileno é um bloqueador de UV eficaz, com várias características desejáveis como um novo ingrediente para ser incluído em protetores solares”, diz Kan Cao, autor do estudo, fundador do Mblue Labs, Bluelene Skincare e professor do Departamento de Biologia Celular e Genética Molecular da Universidade de Maryland. “Ele mostra uma absorção de amplo espectro dos raios UVA e UVB, promove o reparo de danos ao DNA, combate as espécies reativas de oxigênio (ROS) induzidas por UVA e, o mais importante, não causa danos aos recifes de corais”, exemplifica.

Atualmente, 80% dos protetores solares usam Oxybenzone como um bloqueador químico de UV, apesar de vários estudos mostrarem que essa substância acelera a destruição de recifes de corais. Mesmo após vários estados e países proibirem seu uso e de seus derivados para interromper os efeitos devastadores no ecossistema marinho do mundo, as pessoas se concentram no fator de proteção solar (FPS), para evitar queimaduras solares e problemas de saúde a longo prazo.

O FPS, no entanto, mede apenas a exposição UVB, deixando os usuários de protetor solar vulneráveis ​​ao estresse oxidativo desencadeado pelo UVA e o fotoenvelhecimento. Algo que pode ser resolvido com o azul de metileno. “A visão para este novo protetor solar multifuncional está profundamente enraizada em nossa preocupação com os recifes de corais – a floresta tropical do oceano”, afirma Jasmin EL Kordi, CEO da empresa, que junto com a Universidade de Maryland, tem uma patente sobre a propriedade da substância em protetores solares.

O primeiro protetor solar antienvelhecimento da Mblue Labs, chamado “Bluevado SunFix”, contém os ingredientes ativos seguros e aprovados pela Food And Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estadps Unidos, como o óxido de zinco e o dióxido de titânio, além de uma pequena dosagem de azul de metileno. “Estamos ansiosos para trabalhar com a indústria e a FDA para incluir o azul de metileno na monografia do protetor solar. Estamos confiantes de que o Bluevado SunFix não apenas oferece proteção UVB/UVA de amplo espectro e reparo pós-sol, mas também oferece todos os benefícios antienvelhecimento com a mesma elegância cosmética”, completa.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.