O que significa saúde e bem-estar para jovens brasileiros? Pesquisa responde
Levantamento do Instituto Locomotiva e Neo Química entrevistou 1.408 adultos para compreender a visão da população sobre qualidade de vida

O que significa saúde e bem-estar para os jovens brasileiros? A resposta de uma pesquisa reflete os impactos das incertezas, instabilidades financeiras e da vida pós-pandemia de covid-19: para mais da metade dos entrevistados entre 18 e 29 anos (52%), é ter equilíbrio emocional. O levantamento, feito pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Neo Química, entrevistou 1.408 adultos para compreender a visão da população sobre qualidade de vida e hábitos que beneficiam a saúde.
A saúde mental aparece como a representação de saúde e bem-estar para os jovens e também para as mulheres (49%). No dado com informações de todos os participantes, o quesito alcançou 43% das menções. Ainda no balanço geral, ter uma alimentação saudável (49%), praticar atividade física (41%) e dormir bem (35%) foram citados. A prevenção de doenças foi apontada por 21%. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais.
A população de 18 a 29 anos voltou a citar equilíbrio emocional (17%), seguido de alimentação saudável (16%) e dormir bem (12%) no top 3 dos elementos que significam saúde e bem-estar. Tanto na faixa etária dos 30 a 49 anos quando para 50 anos ou mais, a alimentação saudável lidera, com 19% e 21%, respectivamente.
Hábitos para vida saudável
Movimento semelhante ocorre na análise sobre os hábitos importantes para uma vida saudável. Acompanhamento da saúde mental, hidratação adequada e dieta equilibrada ficaram empatados com 16%. A abordagem psicológica não foi citada pelas demais faixas etárias. A prática de atividades físicas foi citada apenas pelos entrevistados de 30 a 49 anos (14%) e mulheres (17%).
“Os dados dessa pesquisa comprovam uma crescente preocupação da população brasileira com a saúde neste período pós-pandemia. Os jovens brasileiros estão nos mostrando que saúde vai muito além do físico – é sobre equilíbrio emocional, prioridades reais e escolhas conscientes”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Segundo Meirelles, os tempos de covid-19 moldaram os hábitos desse grupo populacional. “Essa geração, marcada pela pandemia, ressignificou o conceito de bem-estar, trazendo a saúde mental para o centro da conversa. Mais do que nunca, vemos um movimento claro: cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Isso revela uma mudança de paradigma poderosa, onde a saúde se torna um pilar para sonhos maiores e mais conectados com a realidade.”