Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

OMS é notificada sobre caso de varíola dos macacos no Reino Unido

Paciente viajou para a Nigéria e apresentou erupção cutânea. Duas infecções sem ligação com este caso foram registradas

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 17h26 - Publicado em 16 Maio 2022, 13h08

Um caso de varíola dos macacos, zoonose silvestre que pode infectar humanos, em um paciente do Reino Unido que viajou para a Nigéria foi reportado à Organização Mundial da Saúde (OMS), informou a entidade nesta segunda-feira, 16. Segundo a OMS, o rastreamento de pessoas que tiveram contato com o indivíduo, em ambientes de saúde e no voo, começou a ser realizado no último dia 11 e será mantido por 21 dias após o último contato com o infectado, mas ninguém apresentou sintomas até o momento.

O paciente apresentou erupções na pele em 29 de abril e voltou para o Reino Unido no dia 4 de maio. Mesmo sendo um caso suspeito, ele foi separado dos demais pacientes. No dia 7, a OMS recebeu o informe. “Como o caso foi imediatamente isolado e o rastreamento de contato foi realizado, o risco de transmissão relacionada a esse caso no Reino Unido é mínimo”, disse a entidade que alertou que, “como a fonte de infecção na Nigéria não é conhecida, permanece o risco de transmissão contínua neste país”.

No último sábado, 14, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) informou que investiga dois casos da doença em Londres. São pessoas que moram na mesma casa e não têm ligação com a infecção ocorrida na Nigéria.

“Embora as investigações continuem em andamento para determinar a fonte de infecção, é importante enfatizar que ela não se espalha facilmente entre as pessoas e requer contato pessoal próximo com uma pessoa sintomática infectada”, informou, em comunicado, a agência.

Entre os sintomas da varíola do macaco, estão: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. A erupção cutânea começa geralmente no rosto e, depois, se espalha para outras partes do corpo, principalmente as mãos e os pés.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.