Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

OMS e Unicef alertam sobre “tempestade perfeita” para surtos de sarampo

Casos da doença, perigosa para crianças, aumentaram 79% nos primeiros 2 meses de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 17h40 - Publicado em 27 abr 2022, 21h01

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês) emitiram um alerta sobre o aumento dos casos de sarampo no mundo e classificaram o cenário como uma “tempestade perfeita” de condições para surtos da doença. De acordo com as entidades, os registros aumentaram 79% nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo. A doença, evitável por vacina, pode levar crianças a quadros graves e até à morte.

A pandemia de Covid-19 agravou a situação de falta de acesso aos imunizantes e causou a interrupção da vacinação de rotina das crianças. A OMS e o Unicef demonstraram preocupação com o relaxamento das práticas de distanciamento social e, o mais grave: o deslocamento de pessoas causado por conflitos, caso da guerra na Ucrânia.

Em janeiro e fevereiro deste ano, foram notificados 17.338 casos da doença no mundo ante 9.665 nos dois primeiros meses de 2021. A doença é altamente contagiosa e é responsável pelo enfraquecimento do sistema imunológico. Assim, faz com que a criança fique mais vulnerável a episódios de pneumonia e diarreia, por exemplo.

“É encorajador que as pessoas em muitas comunidades estejam começando a se sentir protegidas o suficiente da Covid-19 para retornar a mais atividades sociais. Mas fazer isso em lugares onde as crianças não estão recebendo a vacinação de rotina cria a tempestade perfeita para a propagação de uma doença como o sarampo”, disse, em nota, Catherine Russell, diretora-executiva do Unicef.

Um balanço das entidades com dados de 2020 mostrou que 23 milhões de crianças deixaram de receber vacinas básicas. O número é o mais alto desde 2009 e 3,7 milhões a mais do que em 2019. O índice ideal de crianças imunizadas com as duas doses da vacina é de 95%.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.