Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Opas alerta para cobertura vacinal acima de 90% para controlar Covid-19

Disseminação de novas variantes mais transmissíveis pode gerar a necessidade de aumento da taxa de vacinação; ainda não há recomendação de 3ª dose

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 ago 2021, 19h31 - Publicado em 4 ago 2021, 15h57

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, disse nesta quarta-feira, 4, que poderá ser necessário atingir uma cobertura vacinal de, no mínimo, 90% para controlar a transmissão do novo coronavírus. Anteriormente, epidemiologistas trabalhavam com uma taxa de cerca de 70% de vacinados para controlar a pandemia. No entanto, a disseminação de variantes mais contagiosas, como a delta, alertam para a possibilidade de ter que aumentar o índice.

LEIA TAMBÉM: Pegar Covid-19 depois da vacina não significa que o imunizante falhou

Países com altas taxas de vacinação, como Estados Unidos, Reino Unido e Israel, apresentaram novos picos de casos da doença devido a novas variantes. Segundo Sylvain Aldighieri, gerente de incidentes da Opas, ainda não há consenso entre a comunidade científica sobre os pré-requisitos para a imunidade coletiva para a Covid-19, mas pode haver necessidade de ser acima de 90%. No Brasil, essa já é a meta do Plano Nacional de Imunização. Segundo informações do governo federal, ela já foi alcançada em pessoas a partir de 70 anos.

Terceira dose

Assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Opas disse que, neste momento, ainda não há evidências para aplicação de uma terceira dose do imunizante contra o coronavírus. Contudo, Aldighieri ressalta que o cenário pode mudar nos próximos meses.

Esquema de vacinação completo

Se por um lado ainda não há consenso sobre a necessidade de uma dose extra, já está mais do que confirmado que completar o esquema de imunização com duas doses, nos imunizantes que seguem esse regime, é fundamental para conferir alta proteção contra a doença, incluindo a variante delta.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 4, a EMA, agência que regula medicamentos na União Europeia, e o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), que a população tome as duas doses da vacina. “A vacinação completa com qualquer uma das vacinas aprovadas pela UE/EEA [União Europeia/Espaço Econômico Europeu] oferece um alto nível de proteção contra doenças graves e morte causadas por SARS-CoV-2, incluindo variantes, como a Delta. O nível mais alto de proteção é alcançado depois de decorrido tempo suficiente (sete a quatorze dias) desde o dia da última dose da vacina”, diz o comunicado.

Continua após a publicidade

Delta no Brasil

A variante delta começa a se espalhar no Brasil. Segundo informações da Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro, a cepa identificada na Índia já foi encontrada em 38 municípios nas nove regiões do estado. Na capital, a nova cepa já representa 45% das amostras analisadas entre junho e julho. No estado, os casos de Covid-19 causados pela variante identificada originalmente na Índia representam 26,09% do total.

“É possível afirmar que a variante Delta está em circulação no estado do Rio de Janeiro, com tendência de aumento e conversão para se tornar a mais frequente, substituindo a variante Gama”, informou a Secretaria de Saúde.

Em São Paulo, o governo estadual anunciou na manhã desta quarta-feira, o lançamento de um contêiner móvel para a identificação de novas variantes do novo coronavírus.  O laboratório, inédito na América Latina, segundo o governador João Doria, oferece a realização do teste e da variante, em caso positivo, no mesmo dia. A capacidade é de cerca de 300 amostras por dia. O ponto de partida será a cidade de Aparecida, no interior do estado, entre quarta, 4, e quinta, 5, devido ao alto fluxo rodoviário. Em seguida, irá para a Baixada Santista, devido al alto fluxo de navios e passageiros no Porto de Santos.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.