Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Participação da CoronaVac na campanha de vacinação cai 28,7%

No início de março, 83% das doses disponíveis no país eram da vacina do Butantan, hoje ela representa 59,1% das vacinas aplicadas

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 jun 2021, 18h11

A CoronaVac, vacina desenvolvida pela Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan, foi o primeiro imunizante a ser utilizado na campanha de imunização em massa contra a Covid-19. No dia 18 de janeiro, logo após a aprovação do uso emergencial pela Anvisa, a enfermeira Mônica Calazans, recebeu a primeira dose da CoronaVac em São Paulo. Até o dia 23 de janeiro, o imunizante foi o único utilizado no país.

Passados quatro meses e meio, a vacina continua na liderança das aplicações, mas sua participação na campanha de vacinação diminuiu ao longo do tempo. Na sexta-feira, 3, 59,1% das doses utilizadas no país são da CoronaVac, uma redução de 28,5% em comparação com março, quando a cada 100 doses entregues ao Ministério da Saúde, 83 eram CoronaVac. No início de maio, a participação da CoronaVac nas doses administradas era de 74,1%.

As outras vacinas em uso no país, a de Oxford-AstraZeneca e a da Pfizer BioNTech, correspondem a 38,1% e 2,8% das vacinas aplicadas, respectivamente. Se a previsão do Ministério da Saúde se confirmar, a predominância do imunizante do Butantan deve acabar em breve. Para o mês de junho, 22 milhões de doses da vacina de Oxford-AstraZeneca e 12,8 milhões da vacina da Pfizer são aguardadas para distribuição, enquanto o Instituto Butantan, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, deve contribuir com 5 milhões de doses.

Isso significa que até o fim de junho, o Brasil terá recebido 143,3 milhões de doses, sendo 74,8 milhões de doses de Oxford-AstraZeneca (o que corresponde a 52,1%), considerando as entregas da Fiocruz, Covax Facility e Instituto Serum; 52,2 milhões de doses da CoronaVac (36,4% do total de doses entregues) e 16,3 milhões de doses da Pfizer (11,3%), considerando as entregas da própria farmacêutica e do Covax Facility.

Confira o avanço da vacinação no Brasil:

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.