Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Por que o coronavírus está infectando mais os homens?

Estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia encontrou mais receptores do vírus no sangue masculino, o que facilita a infecção das células

Por Alexandre Senechal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 Maio 2020, 16h52 - Publicado em 11 Maio 2020, 16h49

Um novo estudo publicado na revista European Heart Journal, organizada pela Sociedade Europeia de Cardiologia, revelou que o sangue dos homens contém mais enzimas que ajudam o coronavírus a infectar as células do corpo humano e isso poderia explicar porque a doença atinge de forma mais grave e causa mais mortes em pacientes do sexo masculino.

Os resultados comprovaram que o sangue dos homens tem uma maior concentração da enzima ECA-2 (enzima conversora da angiotensina 2). Ela está presente na membrana das células e é a porta de entrada do coronavírus para as células do corpo, como explica Jorge Senise, infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“O ECA-2 é a fechadura por onde o vírus penetra. Funciona como receptor do vírus. Ele gruda nessa espícula, nesse receptor e tem acesso à célula. O vírus precisa dela para conseguir entrar”, afirma Senise.

A pesquisa reuniu cerca de 2.000 idosos com insuficiência cardíaca e analisou apenas o nível de concentração da enzima no sangue e não nos tecidos, o que impede, de acordo com os pesquisadores, de tirar conclusões sobre o que acontece nos pulmões, por exemplo, o local de atuação em que o vírus causa graves danos.

Continua após a publicidade

Um ponto importante do estudo está relacionado aos inibidores do ECA-2. Ele aponta que não houve comprovação de que medicamentos que dificultam a atuação da enzima ou os bloqueadores de receptores da angiotensina (BRA) estão associados ao aumento da concentração da substância no sangue.

“Esses dados podem explicar a maior incidência e taxa de mortalidade pela Covid-19 em homens, mas não apoiam pesquisas anteriores que sugerem que os inibidores da ECA ou da BRA aumentam a vulnerabilidade da doença por meio de grandes concentrações da ECA-2 no sangue”, concluem os pesquisadores.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.