Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Coronavírus na Prevent Senior: investigação, 5 mortes e 2º hospital

Centro de saúde localizado no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, também atenderá exclusivamente pacientes com Covid-19

Por Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 19 mar 2020, 15h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hospital Sancta Maggiore: cinco mortes em decorrência de coronavírus (Reprodução/VEJA)

    Focado em uma das populações de maior risco de morte relacionadas à Covid-19, os idosos, a rede de planos de saúde Prevent Senior passou a ser investigada pela prefeitura e estado de São Paulo, logo após da divulgação da primeira morte  por coronavírus no país. A vítima foi um paciente de 62 anos com diabetes e hipertensão. Desde então, outras quatro mortes por coronavírus foram registradas na rede.

    O atendimento aos pacientes diagnosticados com a doença tem sido centralizado na unidade Paraíso da rede própria de hospitais do convênio, que levam o nome de Sancta Maggiore. Por conta do fluxo, uma segunda unidade, no bairro de Santa Cecília, próximo ao centro de São Paulo, passou a ser usada exclusivamente pelos pacientes acometidos por Covid-19. A mudança ocorreu nesta quinta-feira, 19.

    A investigação ocorre porque, de acordo com o poder municipal, a rede não notificou corretamente a presença de casos confirmados em seu hospital. “Só ficamos sabendo do caso após a morte. O protocolo correto inclui notificar os pacientes diagnosticados, para que possamos monitorar as pessoas que tiveram contato com eles”, afirmou o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, a VEJA.

    Continua após a publicidade

    Após o primeiro caso, a Prevent Senior divulgou outras três mortes em decorrência de infecções pelo novo coronavírus na quarta-feira, 18. Todas as vítimas fatais tem idades acima dos 60 anos. A prefeitura, no entanto, alega que a falta de notificação se repetiu também nesses casos. Por conta da conduta inadequada, a unidade do Paraíso passa por vistoria da Vigilância Sanitária do Estado e do Município. Também será averiguada se há superlotação do espaço e quadro de profissionais insuficientes para o atendimento. Um parecer técnico sobre o estado do centro de saúde deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira, 19.

    A rede divulgou um quinto óbito nesta quinta-feira, 19. Há 123 pacientes em protocolo de Covid-19 na rede. 33 estão na UTI. Destes, apenas 12 estão com diagnóstico completo para coronavírus, outros 21 aguardam resultados do exame.

    Procurada, a Prevent Senior não esclareceu as dúvidas da reportagem quanto a investigação movida pela prefeitura e Estado nem quantos leitos foram disponibilizados para o atendimento dos pacientes com coronavírus.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.