Primeira insulina de dose semanal da história é aprovada no Brasil para tratar diabetes
Medicamento inédito ganha aval da Anvisa para controlar os níveis de glicose no sangue tanto de pessoas com diabetes tipo 1 como tipo 2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a utilização no Brasil da primeira insulina semanal da história. Fabricado pela Novo Nordisk, o produto de nome comercial Awiqli poderá ser usado tanto por pacientes com diabetes tipo 1 como com o tipo 2.
O sinal verde para a insulina basal, aplicada com canetas uma vez por semana, se ampara em estudos clínicos que demonstraram a eficácia no controle da glicemia em índices comparáveis à insulina de aplicação diária. Os participantes das pesquisas ficaram com os níveis de açúcar no sangue equilibrados ao longo das semanas sem apresentar aumento de efeitos adversos, como hipoglicemias.
Vice-presidente da área médica da farmacêutica Novo Nordisk no Brasil, Priscilla Mattar destaca os ganhos na simplificação e adesão ao tratamento do diabetes. “Com o novo medicamento, podemos proporcionar uma redução de 365 para 52 aplicações ao longo de um ano. Isso tende a oferecer ainda mais qualidade de vida e autonomia”, diz a endocrinologista.
“A insulina semanal é uma revolução. Com a redução das picadas, esperamos um maior engajamento no tratamento, menor demora para iniciar a terapia com o hormônio e um melhor controle glicêmico”, avalia o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, pesquisador da USP de Ribeirão Preto.
A medicação poderá beneficiar pessoas com diabetes tipo 1, aquele provocado pelo ataque do sistema imune ao pâncreas e geralmente diagnosticado na infância ou na adolescência, e com o tipo 2, quadro associado ao ganho de peso e ao avançar da idade que corresponde a cerca de 90% dos casos de diabetes.
A insulina basal icodeca de ação semanal está liberada para pacientes acima de 18 anos, segundo a área médica do laboratório. A definição de preço e a previsão de chegada às farmácias devem sair nos próximos meses.
Mais de 100 anos de evolução
A insulina semanal coroa o esforço e o investimento de décadas de pesquisa, numa história que começou há mais de 100 anos com injeções e seringas de insulina de origem animal. A linha do tempo abaixo resume as inovações com essa terapia que vem salvando a vida de um número incalculável de pessoas pelo mundo.