Queiroga anuncia distribuição de 28,2 milhões testes para Covid-19
Ministro da Saúde também solicitou dos estados e municípios a compra de mais testes
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou neste sábado, 8, que a pasta vai distribuir cerca de 28,2 milhões de testes rápidos de antígeno para a detecção da Covid-19 ainda em janeiro. Segundo ele, desde setembro foram distribuídos 31,6 milhões de testes.
Em publicação nas redes sociais, ele solicitou dos estados e municípios a compra de mais testes. “É importante que os estados e municípios se engajem nessa estratégia de testagem, adquirindo mais testes, aplicando-os corretamente e enviando tempestivamente os resultados ao Ministério da Saúde”, afirmou.
Nas últimas semanas, com o forte aumento de casos de Covid-19 no país, impulsionados pela variante Ômicron, a população tem tido dificuldade de obter teste rápido na rede pública de saúde. Por causa da grande procura, tem faltado até mesmo os testes vendidos em farmácias.Ministro da Saúde
O @minsaude vai distribuir mais 28,2 mi de testes rápidos de antígeno para detecção da COVID-19 ainda em janeiro. Nas próximas duas semanas serão 13 milhões.
Desde setembro, distribuímos 31,6 mi de testes rápidos para os Estados e municípios. Todos os pedidos estão atendidos.
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) January 8, 2022
Em apenas uma semana, janeiro já superou dezembro no número de casos de Covid-19. Os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) neste sábado, 8, registram 49.303 novos diagnósticos nas últimas 24 horas e média móvel de 29.716,9 contaminados. No total, desde o primeiro dia do mês, são 212.004 testes positivos, 18.942 a mais do que a soma dos casos registrados nos 31 dias de dezembro.
(com Agência Brasil)