Ranking das tendências fitness para 2026 destaca tecnologias vestíveis e exercícios para idosos
Tradicional pesquisa do Colégio Americano de Medicina Esportiva elege os recursos e modalidades que devem bombar no próximo ano
Celulares e relógios inteligentes que monitoram os dados do treino e da saúde, programas de exercícios para pessoas com mais de 65 anos e atividade física voltada ao controle do peso conquistaram o pódio das tendências fitness para 2026, revela a 20ª edição do levantamento do Colégio Americano de Medicina Esportiva – uma das principais referências internacionais na área.
A pesquisa anual é realizada com base em entrevistas com 2 000 profissionais de educação física, médicos e representantes da indústria fitness. As chamadas tecnologias vestíveis – como smartwatches, smartphones e outros dispositivos eletrônicos – ficaram pelo segundo ano consecutivo com a medalha de ouro.
É um sinal inequívoco de que recursos como sensores, inteligência artificial e análise de dados em tempo real se consolidaram e ainda têm muito a oferecer no campo da atividade física.
O relatório de tendências globais tem acompanhado ao longo de duas décadas a evolução dos treinamentos e modalidades, inclusive para atender demandas emergentes como a obesidade e o envelhecimento populacional – não por acaso, os segmentos que ficaram com as medalhas de bronze e prata em 2026.
Embora o documento reflita principalmente a realidade dos Estados Unidos, a iniciativa do Colégio Americano de Medicina Esportiva também serve de farol para profissionais da área de outros cantos do planeta descobrirem novas possibilidades, aprimorarem os serviços e adaptarem os programas de exercícios às necessidades em alta.
Confira o pódio deste ano:
1. Tecnologias vestíveis
Os smartwatches se tornaram companheiros inseparáveis da prática esportiva – na esteira, na corrida de rua ou nos treinos de cross-fit. A nova geração de dispositivos inteligentes, que também inclui monitores cardíacos e outros acessórios, não só conta calorias e registra os batimentos do coração como também afere a temperatura, a pressão, sinais do sono, entre outros parâmetros. Ou seja, ajuda a tomar decisões embasadas em dados na hora do exercício e acompanhar de perto a saúde.
2. Programas de exercícios para idosos
Com o aumento da expectativa de vida da população pelo mundo, a demanda por treinos focados no público 65+ disparou. E o relatório do Colégio Americano de Medicina Esportiva reflete esse movimento pelo envelhecimento ativo. O diferencial é que crescem abordagens amparadas em estudos voltadas à geração mais madura, com direito a estúdios e academias destinados exclusivamente a esse público. O rol de atividades vai de exercícios focados no ganho e manutenção da musculatura e do condicionamento cardiorrespiratório a treinamentos que trabalham a autonomia e a acessibilidade no dia a dia.
3. Atividade física para controle do peso
Com mais de 1 bilhão de pessoas acima do peso no planeta, a obesidade se tornou um problema de saúde pública cujo tratamento passa pelo combate ao sedentarismo e a adesão a uma rotina de exercícios. Além disso, o relatório de tendências aponta o aumento exponencial no uso de medicamentos para perda de peso (como Ozempic e Mounjaro), que não eximem os pacientes da malhação. Pelo contrário, a eliminação de gordura precisa vir junto à conservação de músculos. Assim, programas fitness moldados para esse público se tornaram um novo filão, que requer conhecimento sobre as peculiaridades físicas e emocionais do processo e inclusive táticas para evitar o abandono.
As demais tendências integrantes do top 10:
4. Aplicativos de exercícios
5. Modalidades que promovem integração corpo e mente, como ioga e pilates
6. Exercícios para a saúde mental
7. Treinamento de força
8. Personalização baseada em dados
9. Clubes de recreação esportiva
10. Treinos funcionais
As primeiras provas de fogo das herdeiras de Silvio Santos no SBT
Deputado aciona TCM contra Prefeitura de SP por ‘manobra’ milionária no Réveillon
PIB varia 0,1% no terceiro trimestre, com resultado abaixo das expectativas







