Entenda o que é bronquite, condição que afastou o Papa Francisco de suas atividades
Pontífice foi internado nesta sexta-feira, 14, para tratar a condição persistente

Na manhã desta sexta-feira, 14, o Vaticano emitiu comunicado informando que o Papa Francisco foi internado no Hospital Agostino Gemelli para tratar de uma bronquite, condição que não costuma se agravar em adultos saudáveis, mas que pode levantar preocupações em crianças e idosos, mais suscetíveis a infecções.
A bronquite se caracteriza pela inflamação dos brônquios, tubos que levam o ar da traqueia até as estruturas minúsculas do pulmão responsáveis por absorver o oxigênio inspirado. Quando o quadro se estabelece, o órgão fica mais inchado e produz secreções, o que dificulta a respiração.
Qual a causa da bronquite?
A inflamação aguda dos brônquios, que pode durar até algumas semanas, ocorre, geralmente, devido a infecções por vírus e bactérias que causam lesões às células pulmonares. Já a sua versão crônica, com duração prolongada, é mais frequente em pessoas com condições respiratórias pré-existentes, como alergias, asma ou doença pulmonar crônica obstrutiva, conhecida popularmente como DPOC.
Há contudo alguns outros fatores de risco, que podem facilitar o desenvolvimento da bronquite, como tabagismo, poluição, exposição prolongada a ambientes fechados e com ar condicionado, além de algumas condições de saúde, como refluxo gastroesofágico e imunidade comprometida.
Entre os principais sintomas estão:
- Falta de ar
- Irritação na garganta
- Pigarro constante
- Tosse com secreção
- Chiado no peito
- Dor no peito
- Febre
O diagnóstico é feito com base na análise clínica, como característica da tosse, duração dos sintomas, hábitos de vida, ausculta pulmonar, para detectar ruídos, e avaliação da saturação de oxigênio. A prevenção, por outro lado, consiste nas mesmas medidas tomadas para evitar infecções respiratórias. As principais são:
- Tabagismo: parar de fumar ou evitar a fumaça é essencial para prevenir o problema
- Higiene: lavar as mãos com frequência reduz o risco de levar vírus e bactérias às vias respiratórias
- Alergias: evitar substâncias que desencadeiam alergias e manter boa hidratação, especialmente em meses secos, com uso de inalação e soro fisiológico
- Irritantes: evitar inseticidas, sprays de cabelo e outros produtos que irritam as vias aéreas
- Proteção no trabalho: usar máscara em ambientes com partículas nocivas, poeira, fumaça ou gases
- Vacinação: tomar a vacina contra gripe reforça as defesas, especialmente recomendada para quem tem doenças pulmonares crônicas