Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Secretaria de Saúde do Paraná descarta caso suspeito de coronavírus

Caso do homem de 29 anos é um dos três considerados suspeitos pelo Ministério da Saúde. Pasta estadual investiga situação de mulher internada em Curitiba

Por Luís Lima
Atualizado em 29 jan 2020, 15h08 - Publicado em 29 jan 2020, 09h53

A Secretaria de Saúde do Paraná descartou a suspeita de coronavírus em um homem de 29 anos nesta quarta-feira 29. O paciente está internado em isolamento no Hospital Santa Cruz, em observação. Em resposta a VEJA, a secretaria informou que segue investigando um segundo caso suspeito, de uma mulher de 23 anos. Ambos viajaram à China nos últimos dias e apresentaram sintomas como febre e infecção respiratória leve.

“Não tem motivo para alarme ou comoção popular. Tudo está dentro dos padrões esperados”, disse o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, em coletiva nesta manhã. Sobre a situação da mulher, ainda não descartada oficialmente, Preto avalia que “tudo leva a crer” que também não se trata de coronavírus, considerando os quadros clínico e epidemiológico, além do tempo desde que chegou da China – no último dia 5 de janeiro. Márcia Huçulak, secretária da Saúde de Curitiba, afirmou que o quadro da paciente segue “estável”, sem pneumonia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o homem passou pelas cidades de Xangai e Guangzhou, e a mulher, por Hong Kong, Xangai, Macau e Zhuhai.

“O homem veio a Curitiba a trabalho e procurou assistência médica em um hospital privado e segue internado. A mulher é moradora de Curitiba, e foi até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e encaminhada para internamento no Hospital das Clínicas”, informou, em nota, a secretaria de saúde paranaense na terça-feira 28. O diagnóstico definitivo da mulher deve sair no final desta quarta-feira 29, segundo o Laboratório Central do Estado (Lacen).

O caso descartado em Curitiba é um dos três investigados pelo Ministério da Saúde. Outros dois são monitorados em São Leopoldo (RS) e Belo Horizonte (MG). A pasta federal ainda não contabiliza o caso da mulher de 23 anos em Curitiba, considerado suspeito pela secretaria estadual.

Continua após a publicidade

Na terça-feira 28, o governo elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, chamado “perigo iminente”. O maior nível da escala é o 3, que ocorre após a confirmação de que o vírus foi detectado em território nacional.

Filipinas

Nas Filipinas, o embaixador do Brasil em Manila, Rodrigo Amaral Souza, informou ao telejornal Hora 1, da TV Globo, que deu negativo o exame feito na menina brasileira de 10 anos que estava internada no país. O embaixador disse que será feita uma contraprova para descartar completamente o risco de coronavírus. Até a conclusão dos resultados, a menina e seus pais, seguirão em isolamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.