Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

SUS incorpora medicamento para Alzheimer

O Ministério da Saúde incorporou ao SUS nesta quinta-feira o medicamento memantina para casos moderados e graves de Alzheimer

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h51 - Publicado em 9 nov 2017, 13h50

Nesta quinta-feira o Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) o medicamento memantina para pacientes com Alzheimer moderado e grave. A substância age impedindo a ação do excesso do glutamato nos neurônios. Em níveis elevados, o glutamato facilita a entrada de cálcio nas células neuronais, levando-os à morte.

Em pacientes graves, o tratamento deve ser combinado com um medicamento inibidor de colinesterase, substância que inibe a ação de enzimas que destroem a acetilcolina, neurotransmissor atuante na memória. Já nos casos leves, a memantina pode ser usada isoladamente.

A recomendação da incorporação da terapia foi feita em julho por uma comissão de avaliação que concluiu: “apesar do tamanho do efeito ser pequeno, ele é significativo e influencia favoravelmente a qualidade de vida dos doentes e cuidadores”. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), em até 180 dias o medicamento deverá estar disponível no SUS.

Continua após a publicidade

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa causada pelo acúmulo das proteínas beta-amiloide e tau no cérebro. Seus efeitos são neurodegeneração gradual e demência caracterizas por perda cognitiva progressiva, sintomas neuropsiquiátricos (comportamentais) e prejuízo das atividades da vida diária (funcionais) dos doentes.

Acomete 1% da população entre 65 e 69 anos, 33% dos indivíduos com mais de 85 anos e compromete mais de 35 milhões no mundo. Não existe cura para a doença, mas os tratamentos atuais são capazes de diminuir os sintomas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.