Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Uma noite sem dormir causa sintomas de esquizofrenia, diz estudo

Participantes que se privaram do sono por 24 horas manifestaram perda da noção do tempo e falha de memória. Sintomas desapareceram depois de uma noite bem dormida

Por Da Redação
8 jul 2014, 17h07

Ficar 24 horas sem dormir pode causar sintomas semelhantes aos da esquizofrenia, mesmo em pessoas saudáveis. A descoberta, publicada no periódico The Journal of Neuroscience na semana passada, pode ajudar no desenvolvimento de drogas para o tratamento da psicose – quadro em que o paciente confunde realidade com alucinações e delírios.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Sleep Deprivation Disrupts Prepulse Inhibition and Induces Psychosis-Like Symptoms in Healthy Humans​

Onde foi divulgada:

periódico The Journal of Neuroscience

Quem fez: Nadine Petrovsky, Ulrich Ettinger, Antje Hill, Leonie Frenzel, Inga Meyhöfer, Michael Wagner, Jutta Backhaus e Veena Kumari.

Instituição: Universidade de Bonn, na Alemanha, entre outras.

Continua após a publicidade

Resultado: Participantes que ficaram 24 horas sem dormir apresentaram sintomas de esquizofrenia no dia seguinte, como déficit de atenção e noção de tempo alterada.

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico que afeta cerca de 1% da população. Os sintomas incluem perda de contato com a realidade, alucinações, pensamentos desordenados, índice reduzido de emoções e alterações nos desempenhos sociais.

Em um laboratório do sono, pesquisadores analisaram o comportamento de 24 pessoas saudáveis com idades entre 18 e 40 anos. Num teste inicial, os indivíduos dormiram normalmente. Uma semana depois, foram mantidos acordados a noite toda com o estímulo de filmes, conversas, jogos e breves caminhadas.

Continua após a publicidade

Teste após noite sem dormir – Na manhã seguinte, os participantes foram interrogados sobre os seus pensamentos e sentimentos. Além disso, foram submetidos a um teste chamado inibição pré-pulso, que se baseia na velocidade da contração dos músculos da face e do corpo e ajuda a verificar a presença de esquizofrenia.

“A inibição pré-pulso demonstra a habilidade do cérebro de separar o que é importante do que não é”, diz Nadine Petrovsky, líder do estudo e professora da Universidade de Bonn, na Alemanha. Os cientistas observaram que a função de filtragem do cérebro foi significativamente reduzida depois da noite sem dormir, assim como acontece com os esquizofrênicos.

Leia também:

Estudo encontra relação entre insônia e maior risco de insuficiência cardíaca

Continua após a publicidade

Insônia pode aumentar o risco de derrame

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.