A vitamina B12, encontrada principalmente na carne de bovina, nos laticínios e alguns peixes, é conhecida por desempenhar papéis importantes no funcionamento normal do sistema nervoso e das células sanguíneas, sendo usada para melhorar a memória e combater à anemia. Entretanto, em excesso, ela pode estar ligada à erupção de acne na pele.
Em um novo estudo publicado recentemente na revista Science Translational Medicine, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram como a vitamina afeta a aparição da acne. De acordo com os achados, a vitamina B12 altera o metabolismo das bactérias da pele Propionibacterium acnes, responsáveis pela acne.
Algumas pessoas com altos níveis de vitamina B12 fazem com que esta a bactéria reduza a sua própria produção de B12, causando um desequilíbrio no organismo. Com isso, ocorre uma elevação dos níveis de porfirina, um composto conhecido por conduzir a resposta inflamatória da pele associada à acne.
Leia também:
Acne severa pode aumentar riscos de suicídio
Creme feito à base de vírus pode ajudar no combate à acne
Apesar da descoberta, os pesquisadores enfatizam que o efeito não é o mesmo para todos. Ou seja, algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras ao desenvolvimento de acne devido à vitamina. Por isso, ainda é cedo para eliminar alimentos como carne, peixe e queijo da dieta. “Nossos resultados sugerem um novo caminho baseado na patogênese bacteriana da acne e fornecem uma explicação molecular para uma observação clínica de longa data. Estudos futuros têm potencial de levar ao desenvolvimento de novas terapias para tratar o problema”, escreveram os autores no artigo.
(Da redação)